segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mapa Político

Extraído do blog: http://www.zedudu.com.br/


Veja como se dividem os partidos no comando das cidades brasileiras após as eleições 2012:

Partido 2008 2012 Desempenho Capitais
PMDB 1.194 1.026 - 168 2 – Rio de Janeiro, Boa Vista
PSDB 781 702 - 79 4 – Belém, Teresina, Maceió e Manaus
PT 544 625 - 91 4 -  São Paulo, João Pessoa, Goiânia, Rio Branco
PSD 0 496 + 496 1 – Florianópolis
PP 549 468 - 81 2 – Campo Grande e Palmas
PSB 308 440 + 132 5 – Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Cuiabá e Porto Velho
PDT 347 312 - 35 3 – Curitiba, Natal e Porto Alegre
PTB 410 295 - 115  
DEM 493 278 - 215 2 -  Salvador e Aracajú
PR 385 274 - 111  
PPS 129 123 - 6 1 -  Vitória
PV 74 97 + 23  
PSC 57 83 + 26  
PRB 54 78 + 24  
PC do B 41 56 +15  
PMN 41 42 + 1  
PT do B 8 26 + 18  
PRP 18 24 + 6  
PSL 15 23 + 8  
PTC 13 19 + 6 1 – São Luís
PHS 13 17 + 4  
PRTB 11 16 + 5  
PPL 0 12 + 12  
PTN 16 12 - 4  
PSDC 8 9 + 1  
Psol 0 2 + 2 1 -  Macapá
  5.509 5.555    

Universidade Federal do Carajás (UFC)

`
 

Presidente da Comissão de Implantação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Prof. Dr. Maurílio Monteiro desembarcou na manhã desta segunda-feira, 29, em Marabá, com objetivo de promover a primeira reunião com autoridades e  setores ligados ao ensino superior.
Depois de nomeado por Dilma Roussef para tocar os trabalhos de implantação da Unifessp, é a primeira atividade de Maurílio à frente da importante missão.
Aqui em Marabá, o ex-secretário da Sedect durante o governo de Ana Júlia manterá contatos com o prefeito eleito João Salame, visitará as obras de construção do futuro campus universitário, no bairro Cidade Jardim, e tratará de assuntos diversos ligados a procedimentos jurídicos para implantação da universidade federal;
Quando a parte legal da Unifessp estiver totalmente concluída, com sua criação devidamente  sancionada pela Presidência da República, Maurílio deverá ocupar, então, o cargo de reitor Pro Tempore da universidade.
 
Extraído na integra do blog do Hiroshi Bógea.

sábado, 27 de outubro de 2012

Encontro de prefeitos/as

FAMEP E CNM debatem desafios dos próximos gestores


Na segunda e terça-feira a Famep, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios estará promovendo no Hotel Sagres o seminário “Novos Gestores - 2013-2016”, que buscará dar aos novos prefeitos subsídios e informações necessárias para o início do mandato e outros procedimentos de gestão, além de esclarecimentos sobre captação de recursos e todos os desafios que terão a partir de 2013. Em novembro estaremos indo a Marabá e Santarém para fazer o mesmo encontro para os municípios do Sul e Sudeste e Oeste do Pará.

sábado, 20 de outubro de 2012

A pesquisa para balizar a escolha de secretários/as

Temos nos envolvidos "pouco" nas articulações políticas de São Domingos do Araguaia, depois das eleições de 2012. Fomos candidato a vereador e obtivemos 176 votos a 27ª posição geral, temos que respeitar a escolha popular e democrática. Sem o mandato a nossa força política é menor.
Mas, não resistimos, comentarmos sobre a pesquisa que foi realizada com o objetivo de balizar a escolha dos/as  secretários/as do Prefeito Pedro Paraná.
A pesquisa, o plebiscito, a outorga ao senhor Pedro Patrício de Medeiros, foi concendida/o dia 7 de outubro de 2012, quando obteve 6.794 votos (56,13%).
Pedro Paraná está autorizado pelo povo para escolher seus/as secretários/as de acordo com as forças políticas que lhe garanta governabilidade, as forças políticas que tem representação nos Governos (federal e estadual), as pessoas que lhe apoiaram das mais diversas formas. Portanto, é método inadequado a tal pesquisa, já tende a começar errado.
Outro indicador a população não quer nenhum dos vereadores da atual gestão, todos que foram candidatos foram derrotados. Para eles, neste primeiro momento, restou segundo escalão. O mais votado teve menos votos que ultimo eleito. Foi dado o recado.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

PPS apoia Zenaldo PSDB para Prefeito de Belém








No final desta manhã o Partido Popular Socialista - PPS declarou apoio ao candidato Zenaldo Coutinho, da Coligação União Por Belém, que disputa o segundo turno das eleições municipais.



O presidente estadual do partido, Arnaldo Jordy, disse que a escolha do PPS foi baseada em critérios de proximidade com o projeto de governança do candidato tucano. Outro fator para concretização desta aliança, foi a inclusão de seis itens apontados pelo PPS ao plano de governo de Zenaldo, que são: a ampliação do sistema de saúde preventiva e construção do Pronto Socorro de Icoaraci; a redução do déficit da educação infantil na cidade, que hoje é de cerca de 60 mil crianças fora do sistema de ensino; a drenagem das bacias de Belém; a criação da Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania; e a implementação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.



“Estamos agregando para que a união seja feita na prática, não só agora, mas também na governabilidade de Belém. Pela união, é possível sairmos do caos administrativo que Belém vive há dezesseis anos”, disse Zenaldo, satisfeito com o apoio do PPS para as eleições do próximo dia 28.

A cerimônia de aliança entre os partidos teve a participação do governado do Pará, Simão Jatene (PSDB), e do vice-governador, Helenilson Pontes (PPS). O governador, que é do mesmo partido de Zenaldo, acredita que uma força coletiva transformadora pode trazer a mudança que Belém precisa: ”tenho a convicção de que individual e coletivamente podemos construir e transformar a sociedade que queremos”, afirmou Jatene.



O PPS também conversou com o candidato Edmilson Rodrigues, mas teve dificuldade em fazer alianças com o PSOL devido a postura auto suficiente do partido, que em várias capitais, à exemplo Vitória (ES), onde disputam o segundo turno PSDB e PPS, quis manter-se neutro.

Extraído de: http://arnaldojordy23.blogspot.com.br/

Os prefeitos do PPS em Brasília

Estruturar a regularização fundiária e ambiental e facilitar a chegada de um conjunto de políticas públicas que contemplem não apenas os assentamentos da reforma agrária, mas também as famílias que vivem no seu entorno. Esta é uma das principais metas estabelecidas pelo Incra para as regiões Sul e Sudeste do Pará, que concentram cerca de 500 assentamentos da reforma agrária.
colegiada 041
As diretrizes foram apresentadas pelo presidente do Incra, Carlos Guedes, durante audiência nesta quarta-feira, 17, com o deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA). O deputado estava acompanhado dos prefeitos eleitos João Salame (Marabá), Pedro Paraná (São Domingos do Araguaia) e Divino do Posto (Eldorado dos Carajás). Os prefeitos relacionaram a necessidade de melhorias em assentamentos da reforma agrária e se colocaram à disposição para trabalhar em parceria com o Incra.
Guedes reiterou que levar essas políticas para o meio rural brasileiro só será possível com o apoio dos municípios. Ele informou que a partir de 2013 as casas para os assentados não serão mais feitas pelo Incra, mas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. A abertura, recuperação e manutenção de estradas, por sua vez, ficarão a cargo do PAC 2 Infraestrutura. Acrescentou, ainda, que os assentamentos da Amazônia terão assistência técnica diferenciada e encorajou os prefeitos a fazerem aquisição de alimentos produzidos em áreas de reforma agrária, por meio do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PNAE), dinamizando, assim, a economia local.
Guedes informou que o Incra estabeleceu o compromisso de recuperar o passivo ambiental dos assentamentos até o ano de 2019, o que vai possibilitar o incremento da renda dos assentados, já que a restauração poderá ser consorciada entre espécies nativas e comerciais. O deputado federal Asdrúbal Bentes lembrou que a região já possui mercado para o carvão, que são as guseiras do polo de Marabá.
Para atender as demandas apresentadas na reunião foi definida a criação de um grupo de trabalho entre o Incra e as prefeituras para fechar um modelo de programa que abranja todos os pontos discutidos. A intenção é, em três semanas, começar a organizar um plano de ação e abrir 2013 com ele em andamento. A meta é chegar ao final de 2014 com a efetiva implementação das ações.
Fonte: INCRA
Extraído do blog do Zé Dudu

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Articulações em Brasília

"Depois das eleições, todos juntos para trabalhar muito pelo Sul do Pará. Recebi prefeitos eleitos pelo PPS na região agora no gabinete aqui em Brasília: de Marabá, João Salame. De Eldorado dos Carajás, Divino do Posto e de São Domingos do Araguaia, Pedro Paraná. Já debatemos estratégias para novas lutas pela siderúrgica de Marabá, pelas obras do Pedral do Lourenço e Porto de Marabá, entre outras obras para a região." Extraído do fa ceebok do senador Flexa Ribeiro.

Na foto, Pedro Paraná (S. Domingos do Araguaia), Divino do Posto (Eldorado), Dep. Fed. Asdrúbal Bentes, João Salame (Marabá) e o Sec. Sidney Rosa, do Gov. do Estado

domingo, 14 de outubro de 2012

CONTRAPONTO & REFLEXÃO: Novos deputados

CONTRAPONTO & REFLEXÃO: Novos deputados: Com a eleição dos deputados tucanos Manoel Pioneiro e Alexandre Von para as prefeituras de Ananindeua e Santarém respectivamente, a parti...

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Continuando o trabalho

Depois do processo eleitoral, onde concorri uma vaga do legislativo da cidade de São Domingos do Araguaia, estou tentando voltar a normalidade.
Retornei ao meu trabalho na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER - Pará), no cargo Extensionista Rural I (nível superior) Pedagogo (Educador), no Escritório Local de Abel Figueiredo.

A partir de janeiro de 2013 passarei a atuar na função de professor na rede de ensino de Marabá.

A minha atuação em São Domiongos do Araguaia, não vai depender de mim não alcancei o número suficientes de votos 444 (quatrocentos e quarenta e quatro) para voltar "pelas as mãos do povo", consegui fielmente 176 (cento e setenta e seis) votos, que agradeço muito.