quinta-feira, 5 de junho de 2014

COOPEMATER CELEBRA 25 ANOS DE AÇÃO COOPERATIVISTA NO PARÁ



Acontece hoje (5) uma Sessão Especial, na Assembleia Legislativa para celebrar os 25 anos da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados e Servidores dos Órgãos do Setor Público Produtivo do Estado do Pará LTDA (Coopemater) integrada ao sistema  Sicoob.

Em Marabá servidores/as da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER – PARÁ com objetivo de celebrar o aniversário Coopemater realizaram na ultima sexta-feira (30) um café da manhã para os/as cooperados/as organizados pela delegacia regional que tem a frente a engenheira agrônoma Lélia Barbosa Jorge e o médico veterinário Cássio Rafael Vasconcelos de Moura.

 A Coopemater tem como missão: gerar soluções financeiras adequadas e sustentáveis, por meio do cooperativismo, aos associados e as suas comunidades. Tendo como lema: transformando sonhos em realidade

A magistral ideia dos 36 fundadores, que em 7 de junho de 1989 plantou aquela sementinha que frutificou, e hoje colhem ativos na ordem dos 4 milhões, com boas perspectivas de alcançarmos patamares mais elevados considerando os empreendimentos que estão sendo feitos na cooperativa.
Serviço: Endereço: Av. Almirante Barroso, 4790 - Castanheira Belém, PA | CEP: 66645-250. (91) 3231-1377 (91) 3231-1466 Email: coopemat@coopemater.coop.br Site: www.coopemater.coop.br


 
 Foto: Nelson Jean Júnior

terça-feira, 3 de junho de 2014

1º DIA DE CAMPO SOBRE PRODUÇÃO DO LEITE DE PIÇARRA





A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/Pará), o produtor rural Leidione Pagani e a Prefeitura de Piçarra, com apoio da Coopecau – Cooperativa de Assistência Técnica, Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais (STTR) e outros parceiros realizaram dia 31 (sábado), 1º Dia de Campo sobre Produção do Leite de Piçarra, na Chácara Balde Cheio. Contou com participação de 150 pessoas.


No decorrer do evento foram realizadas palestras: apresentação do projeto da propriedade, manejo de pastagem e adubação, controle de ervas daninhas, melhoramento genético, inseminação artificial, prevenções e sanidade e mineralização. As temáticas foram desenvolvidas por técnicos qualificados das casas agropecuárias e empresas da área do campo. Houve sorteio de doses de sêmens para os participantes.

O supervisor Regional da EMATER Genival Reis Santos acompanhado do engenheiro agrônomo Rony Torquato representaram a empresa enfatizaram a importância da atividade leiteira para o desenvolvimento econômico do meio rural, considerando os aspectos da melhoria de raça e a nutrição animal como fundamentais para melhoria da qualidade e quantidade da produção de leite.
Os técnicos do Escritório Local de Piçarra Antonio Barros e Flavio Vidal avaliaram que o evento alcançou os objetivos e estas ações visam o fortalecimento da arranjo produtivo local do leite.




O prefeito Wágner Machado reconhece que as principais atividades econômicas do município estão vinculadas ao meio rural neste sentido tem apoiado todas as ações que visem o desenvolvimento rural. Informou que aguarda com expectativa a celebração de convênio com o INCRA no valor de três milhões de reais para recuperação de estradas e pontes nos projetos de assentamentos. 

Fonte: Jornal Opinião - Marabá


ASSENTADOS DO SUDESTE DO PARÁ RECEBEM CRÉDITO RURAL





Nesta quinta-feira (29), 11 (onze) agricultores/as assentados/as de Projetos de Assentamentos (PA´s) de quatro municípios do sudeste paraense: Brejo Grande do Araguaia, Palestina do Pará, São João do Araguaia e São Domingos do Araguaia receberam, individualmente, cerca de R$ 21 mil para investir em melhoramento do rebanho, construção de cercas e de reservatórios de água, reforma de pastagem e plantio de milho. Os recursos também servirão para o trato, em cada propriedade, de um hectare de culturas como banana, cupuaçu, cacau e mandioca. Trata da linha de crédito do PRONAF “A” com juro de 0,5% a.a. e bônus de adiplência de 44, 186% (desconto). Terão 10 anos para quitar a dívida: os três primeiros de carência e sete parcelas anuais.
  “O objetivo do crédito é fortalecer a cadeia leiteira. São pecuaristas tradicionais, donos de propriedades de no máximo 50 hectares e rebanho, em geral mestiço com girolando, que é uma raça com aptidão para leite, com média de 25 matrizes e um reprodutor”, especifica o supervisor-adjunto do escritório regional da Emater em Marabá, o engenheiro agrônomo Carlos Eduardo Rodrigues.
Os contratos foram assinados com a Agência Nova Marabá, em Marabá, do Banco da Amazônia e foram intermediados pelo Escritório Regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Marabá através dos Escritórios Locais. No ato da liberação o técnico em agropecuária de São João do Araguaia acompanhou os/as agricultores/as. Por parte do banco a técnica Andreia Scherer.
Os/as agricultores/as demonstraram satisfação em receber este crédito inicial para assentados da Reforma Agrária e avaliaram como excelente a assistência técnica da EMATER.



Fonte: Jornal Opinião