ESPECIAL - EJA em movimento (Formação)
Aconteceu na noite
de sexta, 26 de abril, simultaneamente nas Escolas José Mendonça Vergolino e
Plínio Pinheiro, ambas no Núcleo Pioneiro, mais uma Formação da Educação de
Jovens e Adultos.
Com a presença de professores
que compõem a Rede Municipal de Ensino, a Formação é uma promoção da Secretaria
Municipal de Educação (SEMED), que tem em seu quadro de servidores, um
departamento específico para a EJA, como é conhecido o seguimento.
A EJA surgiu na
década de 1940 e acolhe alunos a partir dos 16 anos em diante chegando,
inclusive, à Terceira Idade e tem como missão a nobre tarefa de oferecer-lhes a
garantia constitucional de continuidade dos estudos. A modalidade privilegia um
público fora da faixa etária do Ensino Regular, educando jovens em conflito com
a lei ou apenados, Portadores de Necessidades Especiais e idosos, pessoas que
pelos mais variados motivos, não tiveram oportunidade de estudar.
Diante do quadro,
fica claro que o desafio dos educadores que agora participam das formações
é dos mais intricados da educação
brasileira.
Segundo o pedagogo
Damião Santos, que faz parte da equipe que coordena a Formação de Professores
na escola José Mendonça, entre as principais dificuldades enfrentadas pelos
profissionais que atuam no seguimento está a evasão escolar.
Quem também engrossa
o coro da “evasão escolar” como complicador, é a Professora Maria de Oliveira,
que trabalha há três anos na função de coordenadora da EJA na Escola Martinho
Mota da Folha-27. Em entrevista ao Núcleo de Comunicação, a profissional
desabafa, dizendo que não é raro ver as turmas terminarem o ano letivo com
menos de um terço do número de alunos que se matriculou. Para ela os gargalos
da EJA estão diretamente ligados a problemas de ordem social e familiar dos
estudantes, e alega que em função disso, muitos desistem antes da metade do
período previsto.
Os professores que
aceitaram o desafio de trabalhar na EJA estão atentos aos problemas. A Formação
é também uma boa oportunidade de debates que visam à solução das várias
questões envolvendo essa bonita tarefa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário