Mais de 400 alunos da rede municipal de ensino de Jacundá, município do sudeste paraense, participam de um ciclo de palestras oferecido nas escolas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). Com as palestras, os estudantes conhecem a empresa, sua importância e a necessidade de a produção agrícola seja feita de forma sustentável.
As palestras são a primeira etapa do processo de implantação do projeto “Emater vai à escola”, destinado a capacitar alunos e professores da rede pública para a produção de hortaliças, folhosas e hortaliças-frutos, dentro dos estabelecimentos de ensino.
No cultivo das hortas será utilizada a reciclagem de pneus, recolhidos em borracharias da cidade. A segunda etapa do processo será a prática do cultivo. Em cerca de mil e quinhentos metros quadrados serão plantados alface, couve, pimentão, cheiro verde e culturas de ciclo curto, que começam a apresentar os primeiros resultados 30 dias após o plantio. Cada escola terá uma horta.
Os produtos, que complementarão a merenda escolar dos alunos, não terão agrotóxico, para garantir uma alimentação mais saudável. “Nas hortas faremos uma rotação de cultura, o que evita pragas e doenças. Para a produção utilizaremos apenas esterco de gado”, informou José Luís Lopes, engenheiro agrônomo da Emater.
A implantação de horta orgânica nas escolas já tem resultado comprovado. Na Escola Municipal da Vila Limão, na zona rural de Jacundá, a Emater vem ajudando professores e alunos na produção de hortaliças, com a participação dos pais no processo de capacitação.
A horta da escola tem uma produção mensal de 250 maços de vários produtos. “É muito interessante ver que em algumas residências os pais também já estão cultivando a horta”, ressaltou José Luís Lopes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário