domingo, 17 de julho de 2011

Novo escritório para São Miguel do Guamá



Foto: Divulgação
Local: São Miguel do Guamá
Data: 15/07/2011 16:00:00

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura de atendimento aos produtores rurais e as condições de trabalho dos servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o governo do Estado entregou na manhã desta sexta-feira (15), o prédio onde funcionarão as sedes dos escritórios regional e local do órgão, em São Miguel do Guamá, município do nordeste paraense.


Instalado há 35 anos, o escritório regional agora ocupa uma área de 600 m², e foi totalmente reformado – um investimento de R$ 60 mil. O espaço passa a abrigar o escritório local. “Há alguns anos o prédio estava cheio de infiltrações e forro danificado por cupins. Hoje, as instalações oferecem aos servidores condições dignas de trabalho. O agricultor também poderá ser recebido como merece”, disse o engenheiro agrônomo Henrique Ferro, supervisor regional da Emater.


Segundo o diretor administrativo Rodrigo Mendes, a reforma feita no prédio “mostra a preocupação da gestão atual em promover a valorização dos funcionários da empresa, e contribuir para melhorar o atendimento aos agricultores”.


A cerimônia de entrega do prédio contou com a presença  do secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, que representou o governador Simão Jatene; da presidente da Emater, Cleide Amorim; de lideranças de agricultores dos 13 municípios da área de abrangência do escritório regional; de representantes de instituições parceiras, deputados e vereadores.


Produção - O escritório regional de São Miguel do Guamá tem nove funcionários, e por meio dos escritórios locais é responsável pelo atendimento de cerca de 30 mil famílias de agricultores do nordeste paraense, que se dedicam à fruticultura (produção de açaí, banana, goiaba, laranja, coco), à horticultura e pecuária mista (leiteira e de corte).


Segundo o fruticultor José Ivan de Souza, membro da Associação Comunitária Espírito Santo, a atuação da Emater na região é de extrema importância, e mostra resultados positivos entre os produtores rurais. “Já sou atendido  há algum tempo como reflorestador e fruticultor. Em breve, vou iniciar o trabalho em horticultura, graças ao atendimento dos extensionistas do escritório local”, ressaltou.


De acordo com Henrique Ferro, um dos principais desafios para a extensão rural na região é o escoamento da produção, já que o período chuvoso (de dezembro a junho) prejudica a trafegabilidade nas estradas. Para enfrentar o problema, desde o começo do ano a Emater vem reequipando os 13 escritórios locais da região, com motocicletas e caminhonetes.


Ascom/Emater

Nenhum comentário:

Postar um comentário