quinta-feira, 31 de outubro de 2013

EMATER PROMOVE DEMONSTRAÇÃO TÉCNICAS SOBRE CUPUAÇU EM CURIONÓPOLIS



A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER) promoveu no ultimo dia 24 (quinta-feira), no Distrito de Serra Pelada, município de Curionópolis, um curso rápido denominado Demonstração Técnica sobre a praga vassoura de bruxa que ataca cupuaçu e cacau.
A Demonstração Técnica é um “procedimento didático utilizado para estimular o envolvimento dos participantes e facilitar o desenvolvimento de habilidades, por meio demonstração prática e repetição das operações previstas, de forma dialogada e discutida acerca dos procedimentos utilizados e resultados alcançados” (EMATER, 2007).
A Serra Pelada foi na década de 1980 o maior garimpo de ouro a céu a aberto, que atraiu milhares de pessoas, com declínio da atividade garimpeira a partir de 1990, os/as garimpeiros/as se dedicaram a agricultura na produção de frutas e verduras.
A Demonstração Técnica contou com a participação de 20 (vinte) agricultores/as e foi desenvolvido pelos técnicos Fernando Ferreira Silva e Raimundo Jorge Souza Lima (EMATER). Foram utilizados como materiais: terçado, podão com serrote, tesouras de poda (grande, média e pequena).
Para o Supervisor Regional de Marabá da EMATER - PARÁ o agrônomo Genival Reis dos Santos “parabenizou a ação do Escritório Local de Curionópolis por buscar atuar em todo território do município e todos os grupos da agricultura familiar. Por outro lado a produção de cupuaçu é uma atividade rentável com mercado interno garantido”.
Raimundo Jorge Souza Lima (coordenador do Escritório Local da EMATER) está animado com os trabalhos, e informou que identificou outras ações como controle da sigatoka negra na banana, difusão da cultivar da banana BRS conquista e maior agregação de renda na comercialização de hortaliças.



Publicado no Jornal Opinião Edição nº 2398 Marabá, 31 de outubro a 01 de Novembro de 2013. Seção: Região, p. 7.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário