quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A relação da educação com os valores morais[*]


Damião Solidade dos Santos[*]

Para o professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) o filósofo Pedro Laudinor Goergen (2005) o tema sobre os valores morais na sociedade contemporânea tem ganhado grande relevância principalmente nos discursos. Na escola, por exemplo: “a ética ocupa um lugar bastante singelo, muita vezes restrito a recortes disciplinar, ou quando muito, a uma atividade transversal.” (p. 985). E diz mais “a preocupação ética tornou-se universal e está presente em todos os âmbitos da vida humana”. (p. 984).

O grande desafio é o exercício prático de valores morais, em outros aspectos a dificuldade é grande, neste é muito maior. A questão ética está presente em várias dimensões do ser humano, do individual ao coletivo (vida social e comunitária). Desde cedo entramos em processos formativos, na família, na escola, na igreja (estas as instituições mais tradicionais), mas hoje no mundo contemporâneo existem outras comunidades ou grupos que também trabalha a formação moral.

Vamos caminhar rumo ao que nos propomos pontuar para Goergen (2005, p. 990) “A relação entre moral e educação ou, ao nível teórico, a relação entre ética e pedagogia vem sendo tematizada desde os primórdios de nossa cultura.” Neste sentido o/a educador/a orienta, estimula “O educador não atua nem como exemplo nem como autoridade, mas como aquele que ajuda o educando a agir segundo a idéia de virtude (Bem) que se encontra em seu interior.”

É importante levarmos em conta os sentidos/significados que o termo valor tem. Diante dos diversos conceitos sobre valor Goergen (2005, p. 989) usa como “princípios consensuados, dignos de servirem de orientação para as decisões e comportamentos éticos das pessoas que busca uma vida digna, respeitosa e solidária numa sociedade justa e democrática”. Considerando este conceito os valores vão colaborar para uma vida com dignidade e respeitos entre as pessoas e num ambiente de justiça e democracia.

Considerando Goergen (2005, p. 1005) “A formação moral é um processo complexo que abriga diversos aspectos, desde a incorporação das convenções sociais até a formação da consciência moral autônoma. As formas de aquisição de tais requisitos incluem a reflexão e as atitudes pessoais até os sentimentos e comportamentos que são estimulados pela educação formal ou informal, também pela simbiose ou mimese cultural. A educação moral entendida como o conjunto de todos estes movimentos, é um processo de construção sócio-cultural da personalidade ou do sujeito moral.” A educação tem papel estimular o/a aluno/a assumir o próprio processo de valoração. O próprio educando é responsável pela construção do sujeito moral levando em conta as dimensões: individual e coletiva em busca de uma vida consciente, livre e responsável. O ser humano por sua própria condição humana vive e age em situação social, ou seja, em sociedade.

Dia 7 de janeiro de 2015 (quarta-feira) será marcado pelo atentado ao jornal satírico Charlie Hebdo, em Paris capital francesa. Homens armados matam doze pessoas (cinco cartunistas, três jornalistas e dois policiais). Posteriormente a polícia consegue matar três supostos terroristas ligados ao grupo Al Qaeda no Iêmen, morreram dois reféns. Desencadeia uma série de manifestações “Je suis Charlie” eu sou Charlie, ocorreram ataque às mesquitas dos mulçumanos, e a guerra continua.

O referido atentado põe em pauta o debate que envolve importantes valores em questão na nossa sociedade como, por exemplo: "direito a liberdade de imprensa", “crença religiosa”. O não respeito do direito do outro, nos coloca em guerra e o agravamento das relações com os mulçumanos.

Precisamos olhar os dois lados: como exercer o meu direito de expressão sem ofender o direito de crença religiosa do outro? Da outra banda de maneira inversa como praticar minha religião sem assassinar a liberdade do outro? De maneira que nos coloca o desafio de como nos tornarmos mais humano, podem contribuir nesta tarefa à família, a escola e as igrejas ou organizações religiosas.

Referências
GOERGEN, P. L. Educação e valores no mundo contemporâneo. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 92, p. 983 – 1011, Especial Out. 2005.




[*]Pedagogo com atuação na Escola Família Agrícola Prof. Jean Hébette (EFA) e na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-PARÁ), Marabá - PA. dsolidade@bol.com.br

Publicado originalmente no Jornal Opinião, Marabá– Pará, 13 e 14 de janeiro de 2015, Edição: 2553,  p. 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário