quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Prof. Pedro Souza fala à Sociedade: Semed passa por reestruturação para otimizar aplicação de recursos

Semed passa por reestruturação para otimizar aplicação de recursos


Com o objetivo de otimizar a aplicação dos recursos destinados à Educação, a Prefeitura de Marabá adotou algumas medidas para não enfrentar problemas relacionados, principalmente ao pagamento de servidores. A decisão foi tomada com o acompanhamento direto do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp).
De acordo com o secretário de Educação, Pedro Souza, houve redução no quadro de servidores tanto na sede da secretaria quanto nas escolas. Ao todo, foram rescindidos 229 contratos. Já os servidores concursados que estavam cedidos para outros departamentos foram convocados de volta ao quadro de funcionários da Semed.
Ele esclareceu ainda que os servidores que optaram por permanecer nos locais onde estão, passarão a receber na folha de pagamento das respectivas secretarias.
Também foi decidido que só receberão pagamento de Gratificação de Tempo Integral os servidores das escolas que tiveram redução no quadro de apoio, já que houve redução de até dois servidores de apoio por escola.
O secretário ressaltou ainda que mesmo com dificuldades orçamentárias foi possível efetuar o pagamento referente ao mês de dezembro, além do 13º salário dentro do prazo. Disse ainda que, a partir deste mês, será incluído na folha o pagamento de progressões tramitadas e aprovadas. Também será efetuado neste mês o pagamento do piso salarial dos professores retroativo ao mês de janeiro, já que houve aumento de 13,1%.
Uma medida positiva foi o aumento no vale alimentação dos servidores. O reajuste de 38,96% faz com que o benefício passasse de R$ 161,20 para R$ 224,00. O resultado foi obtido em reunião entre o Sintepp e o prefeito João Salame, ocorrida no último dia 4.
Ainda de acordo com Pedro Souza, também foi acertada a diminuição no quantitativo de convênios, como por exemplo, com a Susipe (Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará), que teve redução de 16 para 10 internos contratados pela Semed.
“Tudo isso foi implementado com o intuito de evitar que nós passemos por dificuldades como no ano passado. E agora é investir na melhoria da qualidade do ensino, na formação continuada, rediscutir a Hora Atividade e buscar a melhoria no Ideb”, explicou o secretário.
Merenda escolar
Em relação a distribuição da merenda escolar, o secretário esclareceu que a licitação foi realizada, mas as duas empresas aprovadas no processo, desistiram de assumir o serviço. “Nós estamos funcionando com o básico e após o carnaval a gente quer começar já com todo o problema da merenda resolvido, já chamando as segundas colocadas. Mas, as escolas tem merenda”, frisou o secretário de Educação, Pedro Souza.
Transporte escolar
A Secretaria Municipal de Educação realizou um mapeamento das escolas do campo, contabilizando o número de alunos atendidos por rota e a quilometragem percorrida. Por isso, houve redução de rotas e os alunos serão atendidos em escolas mais próximas de seu domicílio ou na própria comunidade, mediante lotação de professor.
“Uma empresa desistiu, mas nós também já chamamos a segunda colocada e já resolvemos o problema. Então o transporte escolar já está funcionando”, esclareceu Pedro Souza. (Texto: Fabiane Barbosa/ Foto: Dinho Aires)
Fonte: http://maraba.pa.gov.br/semed-passa-por-reestruturacao-para-otimizar-aplicacao-de-recursos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário