sexta-feira, 25 de março de 2011

Dia do Extensionista Rural

Emater comemora oficialização de 6 de dezembro como Dia do Extensionista


Aos 45 anos de existência, com 1 mil e 77 extensionistas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) comemora agora a oficialização de 6 de dezembro como o Dia Nacional do Extensionista Rural.

A Lei 12.386, que cria a datação, foi homologada em 3 de março pela presidência da república. A idéia tramitava no Congresso desde 2007, com projeto apresentado pelo deputado Narcio Rodrigues (PSDB-MG), e o Dia já vinha sendo celebrado extra-oficialmente a partir de então - felizmente coincidindo, em aproximação, com o aniversário da Emater, 3 de dezembro.

A iniciativa sancionadora preza todos os profissionais que, direta ou indiretamente, ajudam o agricultor familiar a produzir mais e melhor, de modo que o desenvolvimento sustentável abarque melhoria na qualidade de vida rural, igualdade social, respeito às raças e gêneros, consideração das culturas locais, educação no campo, incentivo à pesquisa científica e transferência de tecnologia, entre outros ganhos.

Em todo o Brasil, existem mais de 20 mil extensionistas atendendo a mais de dois milhões e meio de famílias - segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

"Demorou, mas antes tarde do que nunca", festeja a secretária do escritório central Odete Machado, extensionista há 27 anos. "Acho que a sociedade tem certa dificuldade em identificar a importância do extensionista, porque nossa atuação é na ponta. O Dia é um reconhecimento, e servirá como um canal de divulgação ampla de que existimos", acredita.

Para o extensionista Alcir Borges, sociólogo do escritório regional da Emater em São Miguel do Guamá e autor de um blog sobre extensionismo rural no Pará (www.agriculturafamiliarater.blogspot. com), o Dia "traz para a sociedade a reflexão sobre o papel do extensionista, que é um educador não-formal, de caráter continuado, cuja importância vinha sendo tratada com invisibilidade", conceitua.

De acordo com a presidente da Emater, Cleide Amorim, "termos um Dia do Extensionista valoriza o trabalho e a dedicação que todos nós da Emater praticamos, no dia a dia, com o produtor", comemora.



Texto: Aline Miranda

Foto: Newton Rosa

2 comentários:

  1. Pezado,
    Estou procurando uma pessoa que conviva com sementes ou mudas ou mesmo sem experiencia para iniciar um negocio super lucrativo para Belém-Para.
    Já que a região e macro florestal.
    mpmconsultor1@gmail.com
    Obrigado
    MMonteiro

    ResponderExcluir
  2. Prezados,
    Procuro pessoa que queira iniciar um negocios super lucrativo.
    mpmconsultor1@gmail.com
    Obrigado
    MMonteiro

    ResponderExcluir