sábado, 23 de março de 2013

Nova Ipixuna debate o desenvolvimento da área rural do município


A atual situação da pequena produção rural do município de Nova Ipixuna, região do Lago de Tucurui, será discutida nesta sexta-feira, 22, em um seminário, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A ação, que tem apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) tem como objetivo construir metas para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.
O IV Seminário mobiliza instituições governamentais e representantes da sociedade civil no sentido de programar ações que possam contribuir com a superação de obstáculos e desenvolver uma dinâmica concreta rumo à sustentabilidade e qualidade de vida no campo. “Com isso pretendemos discutir junto com a sociedade local e os poderes constituídos, linhas de ações que viabilizem créditos para as famílias, fomento à produção, beneficiamento e comercialização dos produtos do campo e do empreendedor individual e, assim, garantir qualidade de vida para a sociedade local e regional, à medida que dinamizamos a produção agrícola e disponibilizamos produtos alimentares no mercado”, afirma o chefe local de Nova Ipixuna, Hélio Bernardino.
Segundo o supervisor adjunto de Marabá, Carlos Eduardo Rodrigues, entre as propostas que serão levantadas durante o evento está a reativação do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável. "A ideia é mobilizar parceiros para uma política agrária e agrícola do município, que contribua para a superação dos obstáculos infraestruturais e econômicos e contribuir na construção de um plano de trabalho conjunto para o ano de 2013”, destacou.
Para fomentar a discussão, a Emater estará reunida com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Prefeitura, Câmara Municipal, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Secretaria Estadual de Agricultura, Banco da Amazônia, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, sindicatos, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), associações, entidades e comunidades.
Na conferência de abertura do seminário será contextualizada, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a agricultura familiar no município de Nova Ipixuna. Ainda farão parte das temáticas questões ligadas aos direitos humanos, metas para o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar, linhas de crédito, Cadastros Ambientais Rurais em áreas de Assentamentos, além de assistência técnica e extensão rural. “A Emater terá a oportunidade de expor as atividades já desenvolvidas pela empresa no município, bem como valorizar a organização social para o fortalecimento das nossas ações”, disse o supervisor adjunto.
Texto:
Kenny Teixeira - Emater
Fone: (91) 3256-5410 / (91) 8883-9329
Email: ascomematerpara@gmail.com

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural
Rod. BR 316, Km 12 S/N. Marituba-PA. CEP: 67.105-970
Fone: (91) 3256-1931 / 2644
Site: www.emater.pa.gov.br Email: presidencia@emater.pa.gov.br / gabinete@emater.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário