segunda-feira, 25 de março de 2013

Palestras abordam Festa da Árvore e Dia Mundial da Água








A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), e o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) realizaram na manhã desta segunda-feira (25), no plenário da Câmara Municipal, palestras alusivas à Festa Anual da Árvore e Dia Mundial da Água, este transcorrido na última sexta-feira (22).
O objetivo é aglutinar propostas e apresentar projetos que visem à melhoria do meio ambiente e qualidade de vida da população marabaense. Prestigiaram o evento, outras instituições ligadas à preservação ambiental, como Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Ibama.
Noé von Atizingen, presidente da FCCM falou da necessidade de preservação das nascentes de rios e igarapés de Marabá, lembrando que nos últimos 30 anos ele monitora cerca de 50 pequenos cursos de água na região de Murumuru, que não secavam nem mesmo no período de estiagem e, agora, a maioria só tem água quando chove, o que significa que suas nascentes estão morrendo, devido à devastação da natureza.
O professor José Pedro, representante da UFPA, lamentou que nos dias da Água e Árvore ainda há pouco a comemorar diante da degradação ambiental que sofre Marabá e região. Segundo ele, é necessário unir esforços para salvar os rios, que já estão assoreados, e o que ainda há de floresta, através de ações preventivas e corretivas para que o atual quadro não piore.
Roberto Scarpare, representante do Ibama, falou do Decreto 55795/65, que  trata da Festa Anual das Árvores, objetivando difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos.
O secretário de municipal de Meio Ambiente, Carlos Brito, lembrou que a atual gestão está preocupada com a questão ambiental e que já dispõe de projetos para instalação de rede de esgoto na cidade, com tratamento, e urbanizar as grotas Criminosa e do Aeroporto. Marabá, ainda não conta com rede de esgoto por falta de investimento das gestões passadas.
Depois da solenidade de abertura, com base no tema “Preserve quem lhe preserva… da fome, da doença, do calor, da sede, da seca e da dor. Por isso: não destrua! Plante uma árvore! Preserve as águas”, o evento prosseguiu com abordagens sobre o decreto 55795; e Uso Conflitivo dos Ecossistemas da Grota Criminosa; e Resgate Cultural da Castanha, a partir do seu valor histórico e econômico.



Fonte: http://maraba.pa.gov.br/2013/03/25/palestras-abordam-festa-da-arvore-e-dia-mundial-da-agua/

Nenhum comentário:

Postar um comentário