quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Emater encerra quadriênio com mais de 610 mil atendimentos a famílias agricultoras


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) encerra o quadriênio 2011/2014, alcançando números inéditos na extensão rural pública do Estado. Mais de 610 mil famílias atendidas por meio dos programas: Campo Cidadão, Pará Florestal, Pesca e Aquicultura, Igualdade Étnico-Racial e Social, Modernização do Setor Agropecuário. Só em 2014 os atendimentos as famílias chegaram a quase 130 mil. No quadriênio o investimento em máquinas e equipamentos na Emater superou os nove milhões de reais, a ação faz parte da modernização da empresa.
O quadriênio também foi marcado pelo benefício de políticas públicas às famílias agricultoras como o crédito rural por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com a elaboração de 71 mil e 044 projetos, ultrapassando os 782 milhões de reais, aprimorando os sistemas produtivos por meio de novas tecnologias de produção. No campo mais de 94 mil famílias foram beneficiadas com o Documento de Aptidão ao Pronaf, só em 2014 foram quase 19 mil documentos que permitiram o acesso também ao Minha Casa Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e ao Programa Nacional de Apoio a Merenda Escolar (PNAE).
Mais de 9,5 mil agricultores familiares tiveram seus produtos comercializados por meio do PAA, alcançando um montante superior a 17 milhões de reais, já com o PNAE o número de famílias foi de 13 mil e 255 comercializando um valor de 22,5 milhões, agregando valor a produção, permitindo a inserção de boas práticas de processamento e proporcionando melhoria na renda. A Emater Pará, modelo para o Brasil, emitiu quase 19 mil Cadastros Ambientais Rurais (CARs), primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades. A região da Transamazônica, nos 11 municípios atingidos pelas obras de Belo Monte, lidera a emissão de CAR.
No campo a frota de veículos da Emater teve um acréscimo de 76 unidades em 2013, em 2014 além de 10 já entregues, até o final deste mês serão entregues outros 25 veículos, resultado de um convenio de cooperação técnica com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social (MDS), além a entrega de um barco que homenageará o engenheiro agrônomo Plácido Pamplona (In Memorian). O veículo com capacidade para 40 toneladas atenderá 10 municípios do Regional Marajó, que atende 12 mil famílias de agricultores familiares tradicionais, ribeirinhos, pescadores. A embarcação que será entregue no próximo dia 22 (segunda-feira), será utilizada para ações técnicas, mas também funcionará como um barco escola proporcionando capacitação para as famílias na região.
Em vias de conclusão, no escritório central da Emater em Marituba, também será inaugurado o auditório. O espaço tem capacidade para 250pessoas. Os dados são da Coordenadoria de Planejamento liderada pela engenheira agrônoma, Francisca Leite.
Segundo o presidente da Emater, Humberto Reale, foram muitos os avanços nos últimos quatro anos, os trabalhos contemplaram todas as categorias, mulher, jovem rural, extrativistas, populações tradicionais “ Queremos chegar ainda mais longe, vamos concretizar o concurso público, priorizando regiões para o atendimento técnico como o sul do Pará, o Tapajós, a Transamazônica, Ilhas e o Marajó. A empresa está preparada para novos desafios”, afirma Reale.
Texto: Iolanda Lopes
Ascom-Emater

Nenhum comentário:

Postar um comentário