segunda-feira, 25 de maio de 2015

UNEFAB e DISOP Belga realizam formação sobre histórias digitais no Maranhão


A União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB) em parceria com o Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Social (DISOP ONG Belga), e com apoio da União das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão (UAEFAMA) inicia hoje (25) e vai até  29 de maio de 2015, na cidade de Bacabal - MA, uma oficina de formação sobre histórias digitais, para um público composto por agentes multiplicadores (educadores/as e educandos/as).
A formação pretende fazer com que os participantes se motivem a contar histórias digitais através do uso criativo das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) num contexto de aprendizagem dentro e fora da sala de aula. A oficina será assessorada pelo educador Bart Vetsuypens, da DISOP Belga e Comundos.
Neste evento está prevista a participação de representações vindas das Associações Regionais das EFA´s integrantes da rede UNEFAB, a saber: Associação das Escolas Famílias Agrícolas de Rondônia (AEFARO), Rede das Associações das Escolas Famílias do Amapá (RAEFAP), Associação Regional das Escolas Família Agrícola do Piauí (AEFAPI), EFA Professor Jean Hébette (Marabá/Pará), EFA Dom Fragoso (Independência/Ceará), EFA´s do Tocantins e Maranhão.
Histórias digitais é um conjunto de metodologias, que com um novo jeito simples, fácil de usar e acessível para todos/as para darem ampla visibilidade a um fato, movimento social, acontecimento ou fenômeno da vida de uma pessoa e/ou de uma comunidade. Através de uma história digital se pode contar - por meio de montagem de fotos, sons, músicas, intertítulos ou através da própria voz - uma história individual ou coletiva, expressar um ponto de vista crítico ou exaltatório sobre um tema, problema ou fato específico. A técnica é fácil de ser assimilada e usada por pessoas de diferentes idades, níveis de educação e condições sociais. Não requer muito conhecimento anterior, educação formal ou habilidade técnica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário