quarta-feira, 15 de julho de 2015

EMATER EM MARABÁ FORTALECENDO AGRICULTURA FAMILIAR[1]


Nesta quarta-feira (08), à noite na Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) abriu-se espaço para agricultura familiar, uma família de agricultores/as assentados/as do Projeto de Assentamento (PA) Belo Vale, município de Marabá foi beneficiada com crédito rural (financiamento) na linha de crédito do PRONAF “Mais Alimentos”, para aquisição de um caminhão Acello 815/44 Mercedes Benz, no valor de R$ 149.129,00 (cento e quarenta nove mil e cento vinte nove reais) com juro de 5,5% ao ano, primeira parcela para julho de 2016 e mais cinco parcelas anuais, em função de ser uma cultura semi-perene. Operação no âmbito do Plano Safra 2015/2016 através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
O agricultor beneficiário Jovailton Soares ressaltou que fará “um esforço para servir de exemplo” muito alegre e satisfeito com o crédito rural e que o caminhão contribuirá para melhoria do transporte e comercialização nas feiras de Marabá e no mercado regional da produção de abacaxi, que este ano é de 350 mil frutos.
A gerente Leila Micherle do Banco da Amazônia - Agência Nova Marabá, destacou o trabalho de sua equipe, em especial a Sheila Patrícia Gomes que analisou o projeto em questão. Relembrou o dia de campo realizado pela Embrapa, EMATER e outros parceiros em maio de 2014, que a família produtora de abacaxi é referência em tecnologias adaptadas, tendo sido inclusive objeto de reportagens especiais na imprensa nacional.
O técnico em agropecuária da EMATER Richardson Mourão responsável pela elaboração do projeto fez o histórico da tramitação nos bancos que levou mais de ano, a persistência e esperança foram fundamentais para o êxito do projeto.
O engenheiro agrônomo Weberson Rodrigues Rocha coordenador local da EMATER em Marabá ressaltou que “o processo não é fácil, que o Banco da Amazônia tem mudado a lógica do financiamento, ao garantir de fato a diversificação da produção voltada para a fruticultura”.
O Supervisor do Escritório Regional da EMATER em Marabá Francisco da Silva Ferreira “França” destacou a importância da produção de alimentos e que está consolidada a parceria com o Banco da Amazônia. A socióloga Franceli Sousa Silva (EMATER) destacou a importância da agricultura familiar e o empenho da equipe do Escritório Local de Marabá.



[1] Publicado originalmente no Jornal Opinião, Marabá– Pará, 13  e  14  julho de 2015, Edição: 2.614,  p. 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário