segunda-feira, 18 de março de 2013

17 anos da Escola Família Agrícola da Região de Marabá - Pará



No dia 18 de março é um excelente momento para lembrar os 17 anosda Escola Família Agrícola da Região de Marabá (EFA), fundada em 1996, resultado de articulação do movimento sindical. A ideia nasceu no I Encontro de Jovens Camponeses, realizado em outubro de 1993, pela Fundação Agrária do Tocantins Araguaia (FATA) no âmbito do Programa Centro Agroambiental do Tocantins (CAT), em conjunto com seus Sindicatos dos/as Trabalhadores/as Rurais (STTR´s).
Os desafios, lutas e dificuldades fizeram parte da história da EFA, mas, os resultados e frutos vieram. Não podemos mencionar somente os aspectos positivos, lamentamos que em 13 de junho de 2006 foiassassinato dentro da escola o jovem Wanderlei dos Santos Martins. Também teve uma tentativa de suicídio de um jovem que se atirou. Mas tivemos momentos alegres e produtivos.Relembremos os principais momentos da EFA a cada ano.
1996 – primeiro ano de funcionamento e estruturação com apoio financeiro da ONG inglesa Cristian Aid por intermédio do CAT.
1997 – com poucos recursosfinanceiros. A EFA funciona com apoio das entidades parceiras, sobretudo a FATA/CAT. Sediamos o Encontro da Rede de EFA´s dos Estados Piauí, Maranhão, Amapá e Pará.
1998 – ampliaçãodo número de alunos/as (abertura da segunda turma). Realização do II – Encontro de Jovens. Convênio com a Secretaria Executiva de Educação (SEDUC). Nasce a articulação nacional de Educação do Campo (conferências estadual e nacional).
1999 – começa colher os primeiros frutos, formatura a primeira turma.Inicia o debate da expansão das EFA´s e criação de uma escola técnica agrícola. Tentativa de implantação da EFA de Jacundá. Reforma dos prédios da EFA em Marabá apoio da Ação Social Integrada ao Palácio do Governo (ASIPAG).Inicio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), parceria Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará (FETAGRI-PA) Regional Sudeste e Movimento dos/as Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
2000 - Ato Público em Defesa da Educação Rural, com uma série de resultados, para EFA, ampliação da parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED). Expansão das EFA´s em parceria com a FETAGRI a partir do Programa de Educação do Campo por Alternância das Regiões Sul de Sudeste do Pará, que será apresentado mais amplamente no ano seguinte na conferência.
2001 – a EFA assume a gestão do Centro de Convivência da FATA. I Conferência Regional de Educação Rural.Inicia a organização da EFA de Ensino Médio e Profissionalizante.Fortalecimento da parceria com a SEMED. Formatura da segunda turma.Recebimento recursos financeiros da Solidariedade Internacional dos Movimentos Familiares de Formação Rural (SIMFR) ONG belga através da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB) por dois anos.
2002 –Criação de Associações de EFA nos municípios de São Domingos do Araguaia e Parauapebas.Participação Marcha pela Educação Rural, em Belém, promovida pela Fundação Viver Preservar e Produzir (FVPP), Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Norte e Nordeste(ARCAFAR). Sediamos o Encontro da Rede de EFA´s dos Estados Piauí, Maranhão, Amapá e Pará.Realização doEncontro de Jovens.
2003 –ampliação da parceria com a Prefeitura Municipal de Marabá, na gestão prefeito Tião Miranda, articulação do vereador Luiz Carlos Pies e Bernadete tenCaten (Superintendente do INCRA) e doSecretárioMunicipal de Agricultura Rubens Borges Sampaio, resultando na inauguração do Centro Municipal Desenvolvimento Rural Sustentável. Criação do ensino médio e profissional para 80 jovens através de convênio no âmbito do PRONERA – INCRA, UFPA e FETAGRI. Realização doEncontro de Jovens Rurais. Articulação junto ao Ministério da Educação(MEC) para criação da Escola Agrotécnica Federal de Marabá, que contou com a coordenação do professor AntonioCardoso (então Diretor da Escola AgrotécnicaFedereal de Castanhal). Também contou com apoio político do Deputado Federal Zé Geraldo. Os deputados estaduais AitonFaleiro e Waldir Ganzer apresentaramo projeto de lei de regulamentação e reconhecimento da Pedagogia da Alternância.
2004 – abertura de mais vagas na EFA. Formatura da 3ª turma.Curso de Formação de Educadores do Campo – Magistério do MST e FETAGRI, no âmbito do PRONERA, posteriormente vieram Pedagogia do Campo e Letras da Terra.
2005 –Recebeu recursos financeiros provenientes PRONAF Capacitação – 2003 e ATER via UNEFAB. Recebeu grande quantidade de madeiras do IBAMA através da FATA/FETAGRI.
2006 –a Secretaria de Estado de Agricultura (SAGRI), através do seu secretário Wandekolk Gonçalves, entregou um micro-ônibus para servir como meio de transporte. Formatura da 1ª turma do ensino médio e profissional – habilitação em técnico em agropecuária com ênfase em agroecologia. E abertura de uma segunda turma através do PRONERA.
2007 até 2010- a FATA coordenou o Projeto Bolsa Trabalho. Destaque para cursos desenvolvidos pelos/as alunos/asda EFA de biojóias e reciclagem de papel.Tentativa de implantação da Unidade Didática de Marabá (UDM) da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER – Pará).
Em 2011 a EFA encerrou suas atividades com alunos/as. Estamos articulando para que a EFA volte a funcionar como uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. A pretensão é realizar em outubro de 2013 um Encontro de Jovens Camponeses para celebrar os 20 anos da Pedagogia da Alternância na região e discutir projetos voltados para a juventude.
 
Publicado originalmente no Jornal Opinião, Marabá– Pará, 24 e 25 de janeiro de 2013, Edição: 2304,  p. 2.
 

Damião Solidade dos Santos - Professor na Rede da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED) e Extensionista Rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-PARÁ).dsolidade@bol.com.br


5 comentários:

  1. FALTOU A REFRENCIA DO INGRESSO E FORMAÇÃO DA II TURMA DE ENSINO MEDIO E TECNICO EM AGROPECUARIO DE 2006 A 2009

    ResponderExcluir
  2. como faço para me matricula nesta escola

    ResponderExcluir
  3. Para matrícula contato: 9149 - 6323 Damião

    ResponderExcluir
  4. como é o processo para entrar nesta escola e é de graça, e aluno quer estudar sperior pode fazer. E é nesta escola que se estuda, trabalha e sai ja com o emprego...

    ResponderExcluir
  5. Marcelo Silva me envie seu email dsolidade@bol.com.br que lhe darei mais informações

    ResponderExcluir