
O deputado Padre João (PT-MG),
presidente da Frente Parlamentar, considera que vitórias relevantes
foram obtidas nos últimos anos, mas o momento é de implementar
concretamente os avanços. “Sem dúvida, alcançamos conquistas importantes
nestes últimos anos, especialmente na legislação. Mas é necessário,
agora, garantir que haja a concretização dessas mudanças na forma de
políticas públicas e de mais recursos para as escolas famílias
agrárias”, cobrou Padre João.
A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) registrou
seu apoio às demandas das escolas agrárias e solicitou aos
participantes do ato que pressionem o Senado pela aprovação do Plano
Nacional de Educação (PNE).
“Estamos aqui para fortalecer cada vez mais essas experiências e
somarmos forças pela melhoria na educação do campo e na educação em
geral. E a nossa tarefa fundamental urgente é lutar pela aprovação do
PNE, que está no Senado há quase um ano”, conclamou Fátima, que coordena
o Núcleo de Educação da bancada do PT na Câmara.
O deputado Anselmo de Jesus (PT-RO) participou
do ato e ressaltou a necessidade de perseverança nesta batalha. “Essa é
uma luta permanente e a cada momento vamos conquistando espaços e
vitórias. Nossa maior vitória foi o reconhecimento das escolas famílias
agrárias e da pedagogia da alternância como um modelo de educação no
campo”, argumentou Anselmo.
Oriundo de escola
agrária, o deputado Marcon (PT-RS) relembrou
a sua vivência pessoal com o tema. “A pedagogia da alternância não
ensina só matemática, só português, mas ajuda a transformar o estudante
num cidadão, num militante, numa liderança da sua comunidade. Na mina
turma eram 12 alunos e todos se tornaram militantes”, relatou Marcon.
O deputado Afonso Florence (PT-BA) lembrou
que, quando foi o titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário
(MDA), dialogou com outros órgãos do governo para garantir o
reconhecimento da pedagogia da alternância. “Avançamos e agora podemos
dizer que existe um horizonte possível para a pedagogia da alternância
fazer parte do ensino oficial brasileiro”, avalia Florence.
O deputado Pedro Uczai (PT-SC) defendeu
a necessidade de se “avançar no reconhecimento e fortalecimento das
escolas famílias agrárias e da pedagogia da alternância como uma das
metodologias como uma das referências para a educação do campo”.
Opinião semelhante tem o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG).
“Há uma necessidade de definirmos uma forma de garantir as estruturas
definitivas e respeitar a autonomia destas escolas”, afirmou Monteiro.
Já o deputado Padre Ton (PT-RO) defendeu
o aumento dos
recursos destinados às escolas famílias agrárias. “No meu estado e em
muitos outros, muitas vezes as escolas dependem basicamente das emendas
parlamentares. Precisamos superar isso e lutar por recursos que garantam
a sua autonomia e a melhoria da sua qualidade”, propôs o parlamentar de
Rondônia.
A deputada Luci Choinacki (PT-SC) apontou
a chegada do PT ao governo federal como um fator de mudança em relação à
população rural brasileira. “Com o evento da eleição do ex-presidente
Lula e da presidenta Dilma, nós abrimos perspectiva política para tudo
que estava esquecido, inclusive para o campo”, sintetizou Luci.
O deputado Nilmário Miranda
(PT-MG) destacou o papel das escolas para a construção de um
modelo agrícola sustentável sob todos os pontos de vista. “A única
defesa de muitas regiões expostas à sanha predatória do agronegócio são
os assentamentos da reforma agrária, os sistemas de agricultura familiar
e agroecológicos que procuram trabalhar com uma agricultura
sustentável. E para isso as escolas agrárias são fundamentais”, opinou
Nilmário.
Quem também hipotecou solidariedade à luta das escolas agrárias foi a deputada Iriny Lopes (PT-ES).
“Sou militante de direitos humanos e educação é um direito humano
fundamental. Por isso estamos aqui e contem comigo”, disse Iriny.
A
pedagogia da alternância trabalha com o
estudante fazendo um revezamento de períodos entre a escola e a
experiência prática na propriedade familiar, com o objetivo de conciliar
o aprendizado teórico com a aplicação prática do conhecimento.
http://www.ptnacamara.org.br/index.php/noticias/item/15421-ato-na-camara-defendeu-educacao-no-campo-e-escolas-agrarias
Texto: Rogério Tomaz Jr.
Foto: Rogério Tomaz Jr./PT na Câmara
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