quinta-feira, 19 de setembro de 2013

UNEFAB E FRENTE PARLAMENTAR REALIZAM ATO POLÍTICO EM BRASÍLIA PELA DEFESA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA



Luiz Peixoto um dos palestrantes
A União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB) no segundo dia do IV Congresso desenvolveu o painel “a Pedagogia da Alternância e a Educação do Campo”, tendo como as palestrantes os educadores Luiz Peixoto, Paolo Nosella, Edson Marcos Anhaia, João Batista Begnami. Na moderação o membro da Equipe Pedagógica Nacional da UNEFAB Joel Duarte Benício.  


  
Representantes das EFA´s
Este encontro conta com a participação de representação os estados do Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Ceará, Amapá e Pará. Tem como objetivo geral debate em torno de estratégias do desenvolvimento e consolidação institucional do movimento EFA e o papel da Pedagogia da Alternância no aprimoramento e fortalecimento das políticas públicas em prol da educação do campo e da agricultura familiar/camponesa agroecológica no Brasil.

No Auditório Freitas Nobre – Anexo IV da Câmara dos Deputados em Brasília foi realizado na parte da tarde o Ato Político: “Pedagogia da Alternância como política pública de educação do campo e sustentabilidade”. Coordenado pela Frente Parlamentar pela Educação do Campo, que tem como presidente o deputado federal Pe. João. Contou com a presença de vários/as deputados/as federais que declararam apoio às EFA´s do Brasil: Fátima Bezerra (RN), Pe. Ton (RO), Ancelmo de Jesus (RO), Leonardo Monteiro (MG), Nilmário Miranda (MG) Irini Lopes (ES), Luci Choinacki (SC), Marcon (RS), Bonh Hass (RS), Clauber (RJ) e Afonso Florence (BA).
Deputado Federal Pe. João, Érica Coutinho (PRONERA), Fernando Amaral (EMBRAPA) e a representante do FONEC.
Participaram representando os órgãos do governo federal: Edson Marcos Anhaia (Coordenação de Educação do Campo da SECADI/MEC), Érica Coutinho (Coordenação Nacional PRONERA/INCRA) e Fernando Amaral (Diretor de Transferência Tecnológica da EMBRAPA). 
Thierry De Burghgrave, Rogério Caligari, Paolo Nosella, João Batista Begnami e Demerval Saviani.


 No âmbito do ato foram lançados os livros: “Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil” de Paolo Nosella e prefácio do educador Demerval Saviani e “Pedagogia da Alternância e Sustentabilidade” organizados por João Batista Begnami e Thierry De Burghgrave. Selma Beltrão representando a EMBRAPA parceira na publicação do segundo livro reafirmou o interesse de continuar apoiando a UNEFAB.


O presidente da UNEFAB Antônio Baroni Rocha avaliou como positivo o evento e que ajudará no fortalecimento das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil.

Equipe de Comunicação da UNEFAB com fotos de João Paulo Reis Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário