domingo, 22 de setembro de 2013

Congresso debate situação de jovens das Escolas Famílias Agrícolas

18/09/2013 11:43

 Congresso debate situação de jovens das Escolas Famílias Agrícolas

Foto: Rômulo Serpa/MDA

O secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Valter Bianchini, participa, nesta terça-feira (17), do IV Congresso Nacional e XI Assembleia Geral da União das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (Unefab). No encontro, o secretário vai tratar das implicações da sobrevivência do campesinato e sua relação com o projeto de desenvolvimento nacional, bem como suas contradições e desafios.
O congresso aborda a temática Pedagogia da Alternância, Educação do Campo e Políticas Públicas: Diversidade, Princípios, Panorama e Desafios da Ação das Escolas Famílias Agrícolas na Formação Integral e Profissional dos Jovens Rurais. “Damos todo esse apoio às Escolas Família Rurais (EFAs), que utilizam uma pedagogia de alternância e que fazem um trabalho importante de contribuição à formação desses jovens agricultores”, ressalta o secretário.
Juventude rural
De acordo com Bianchini, o tema juventude rural é uma das prioridades do Governo Federal, já que se discute o futuro da agricultura familiar. “Vamos tratar de aspectos que envolvem opções a esses jovens de permanência no campo e da própria sucessão familiar em nível das propriedades. Nós temos, no ministério, um conjunto de políticas para apoiar a juventude rural, que vai desde a questão de facilitar o acesso à terra por meio da reforma agrária e do crédito fundiário, além de linhas de crédito como o Pronaf Jovem; e o programa de Assistência Técnica”, explica.
A assessora especial para a Juventude do MDA, Ana Carolina Silva, participou da abertura do congresso, que termina nesta sexta-feira (20), e ainda vai elaborar um Plano de Ação da Unefab. O encontro também vai abordar as temáticas: Retrato da realidade das EFAs; Campo e Educação no Campo; Campo e Povos do Campo; Pedagogia da Alternância e a Educação do Campo, entre outros. 
http://portal.mda.gov.br/portal/saf/noticias/item?item_id=14443764

Nenhum comentário:

Postar um comentário