quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Dia de Campo abordará boas práticas para o rebanho leiteiro em Itupiranga




Agricultores familiares de 20 comunidades rurais, se reúnem no próximo sábado, 01 de fevereiro, em Itupiranga, sudeste paraense, para um Dia de Campo de pecuária leiteira: Boas técnicas para a sustentabilidade. O evento promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), vai divulgar a experiência do manejo do gado leiteiro do agricultor Cesário Ferreira, a utilização do balde para a higienização e utilização da Califórnia Mastite Teste (CMD), para identificar a mastite subclínica.

A atividade técnica quer incentivar a utilização das boas práticas de manejo como alternativa de sustentabilidade, o uso de alimentação alternativa na bovinocultura de leite, com o cultivo de novas variedades de milho destinado à silagem, aumentar o controle de pragas no campo e diminuir o impacto ambiental nos lotes da agricultura familiar. As demonstrações técnicas, que contarão com engenheiros agrônomos e médicos veterinários, ocorrerão em cinco estações, entre elas a sanidade animal, com esclarecimento de técnicas e calendário de vacinação para o rebanho. A atividade conta com a parceria da Agencia de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).

Segundo dados da Emater, Itupiranga detém um rebanho bovino de aproximadamente 500 mil cabeças de gado, sendo que 30% desse rebanho é de vacas em lactação. Com o Dia de Campo, a Emater pretende dobrar a produção de leite no município que não ultrapassa hoje, por animal, quatro litros. “Com a adoção de práticas simples como o melhoramento da pastagem e a higiene durante a retirada do leite é possível elevar sesnsivelmente a produção e agregar valor aos produtos”, disse Walter Ferreira, técnico da Emater. O Dia de Campo começa a partir das 8h da manhã.

Texto: Iolanda Lopes Ascom/EMATER

Nenhum comentário:

Postar um comentário