quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Floresta do Araguaia é o município que mais produz abacaxi no Brasil

imageFloresta do Araguaia, o município que mais produz abacaxi no Brasil, pode aumentar em quase 30% a safra controlada do ano que vem em relação a este ano, passando de 350 mil para 450 mil toneladas e expandindo um pouco a área irrigada por microaspersão – tecnologia que permite produção contínua, sem o condicionamento da época de chuvas.
As previsões são do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que acompanha cerca de 500 agricultores familiares envolvidos com a atividade naquele município do sudeste paraense. São mais de 3 mil hectares plantados sob indução floral, pelos produtores atendidos, e menos de 5% já são irrigados.
“Em 2013 conseguimos, em parceria com o Banco do Brasil, aprovar seis projetos de financiamento de irrigação pela linha Mais Alimentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”, explica o chefe interino do escritório local da Emater, o técnico em agropecuária José Ednaldo Pereira. Cada produtor recebeu R$ 32 mil para adquirir e implantar o sistema e em 2014 pelo menos mais 30 devem ser beneficiados.
image
O abacaxi de Floresta é da variedade “pérola” – considerada de polpa doce e suculenta, ideal para consumo in natura – e tipo exportação. A maior parte da colheita segue para estados do Sudeste e do Sul do país. A safra temporã costuma abastecer as regiões próximas, Belém e uma indústria de sucos instalada no próprio município. (APN) 

Texto: ASCOM EMATER - PARÁ
Fotos: http://www.zedudu.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário