terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Emater entrega Cadastro Ambiental Rural em projetos de assentamento de Itupiranga




Nos dias 14 e 15, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) entregou em média 40 Cadastros Ambientais Rurais (CAR´s) para famílias de agricultores familiares dos Projetos de Assentamento Mamuí e Cristo Rei, localizados no município de Itupiranga.
Conforme artigo 29 do Código Florestal “o CAR criado no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre  Meio Ambiente – SINIMA, registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
Para Weberson Rodrigues Rocha engenheiro agrônomo e coordenador do escritório local da Emater em Marabá, estas ações são resultados da Chamada Pública 001/2011 com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Os técnicos Rodrigo Costa Góis e Adriano Souza Peres que coordenaram a entrega em campo nos assentamentos informaram os/as agricultores/as estão satisfeitos/as com a assistência técnica prestada pela EMATER e o CAR é  mais documento que contribui diretamente na regularização ambiental.
Em nível regional a EMATER formou uma equipe responsável pela elaboração do CAR composta pelo: engenheiro agrônomo Roni Torquato, engenheiros florestais Donner Pontes Matos, Antonio Marçal e o sociólogo Nelson Jean Júnior e que conta com a colaboração de outros profissionais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário