sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Emater incentiva produção agrícola em Palestina do Pará



Mais de 200 famílias que vivem nos Projetos de Assentamentos Rio Mar, Embaubal, Açaizal, Angical e às áreas de patrimônio Beira Rio e Praia Grande, Palestina do Pará, sudeste do estado, receberam incentivo para incrementar a agricultura familiar com a distribuição de sementes de feijão, mandioca, açaí e milho pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). O objetivo é fortalecer estas cadeias produtivas no município e também recompor áreas degradadas.

De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador do escritório da Emater em Palestina do Pará, Edynando Fagerio dos Santos Lima, no município foram cultivados dois hectares com mandioca das variedades Kiriris, tombasa e jurara branca - as manivas vieram do escritório regional da Emater em Castanhal - com o objetivo de formação de um banco de sementes que serão distribuídas para os agricultores. A produção do banco também irá abastecer uma casa de farinha está sendo que instalada no PA Rio Mar, com capacidade de produção de 30 sacas por dia. “Nossa expectativa é de passar das atuais 10 toneladas por hectare para no mínimo 15 toneladas num prazo de dois anos”, afirma o técnico.

Em parceria com Secretaria de Agricultura do município, a Emater entregou 120 kilos de sementes de feijão das variedades Trepa Pau São Benedito e Trepa Pau Canapu, com a expectativa de aumentar a produtividade em pelo menos 50%. Também estão sendo produzidas no município cerca de cinco mil mudas de açaí da variedade BRS-Pará, que serão distribuídas para os agricultores, em parceria com Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá. As sementes de feijão e de açaí foram fornecidas pelo Centro de Treinamento Agroecológico Inovação Tecnologia e Pesquisa Aplicada do Nordeste Paraense (UDB) da Emater em Bragança. “Estamos visando além da geração alternativa de renda a recomposição de áreas degradadas”, enfatiza Edynando Lima.

Foram distribuídas ainda 550 kilos de sementes de milho da variedade bandeirante, que foram doadas pela Secretaria de Agricultura do Estado (Sagri) e a estimativa da Emater é de alcançar um aumento de pelo menos 30% na produtividade desta cultura.

Texto: Paula Portilho



Nenhum comentário:

Postar um comentário