terça-feira, 9 de abril de 2013

Resenha



Damião Solidade dos Santos[*]
Como bem define o dicionário Aurélio almanaque significa “publicação que, além de calendário completo, contém matéria recreativa, humorística, científica, literária e informativa”. Podemos afirmar que este trabalho tem tudo isso e muito mais nas 232 páginas (de 26 x 33 cm).Para MariuzaGiacomin Diretora da Banzeiro Comunicação e uma das redatoras “ele foi feito com muito carinho por Marabá e dedicação por fazer um material que marcasse esse centenário”.
A obra é coletiva, destacaremos alguns dos protagonistas: o jornalista Ulisses Pompeu, figura como diretor, editor, redator e fotógrafo, um dos principais autores. O projeto gráfico é liderado por Cildo Rodrigues, que atua na diagramação, arte, criação. Riqueza em fotografias (colorida e preto e branco) do acervo da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM). Destacamos a revelação da fotografia marabaense Jordão Nunes. Os conselhos e orientações editoriais e históricas são do poeta, jornalista e advogado Ademir Braz. São sete redatores que atuamcomo repórteres do Jornal Correio do Tocantins e da Revista Foco.
Os autores se propõem no editorial que o Almanaque especial é para celebrar o centenário de emancipação política do município de Marabá, resgate histórico, dos ciclos econômicos, o crescimento populacional, o Projeto Grande Carajás. Também um catálogo de recordações e curiosidades. Simbolicamente feito de ouro e aço, um presente para o centenário da cidade.
A Banzeiro Comunicação é a responsável pela realização do projeto. Tendo como principais patrocinadores: Unimed Sul do Pará, Siderúrgica Norte Brasil S.A. (SINOBRAS), Grupo Leolar, Sindicato das Industrias Minerais do Estado do Pará (SIMINERAL), Prefeitura Municipal de Marabá, Câmara Municipal de Marabá.
Tendo por base o índice os temas tratados são: história, cultura, educação, meio ambiente, religião, esporte, lazer, gastronomia, economia, agropecuária, transporte e cidade.
Na parte histórica faz uma cronologia denominada de “fatos que marcaram o século” de 1913 a 2013. Ênfase as lideranças e acontecimentos políticos. Menciona a primeira candidata à prefeita pelo Partido dos/as Trabalhadores/as a Professora Júlia Furtado, em 1988.
O ex-prefeito Paulo Bosco Rodrigues Jadão tem muitas histórias para contar. Uma excelente memória a partir de 1963 de Dalva Velosoviúva de Dr. Veloso que foi médicoe prefeito. Cita “os griores” que significa os guardiões da memória e da história oral de um povo ou comunidade. Sobre a Educação uma das referências é a professora Maria Ilan Jadão. Na questão ambiental o trabalho da Fundação Zoobotânica de Marabá (FZM) liderada por Jorge Bichara, a Reserva Ambiental de Murumuru, tendo como ícone o biólogo Noé vonAtzingen.Citam avanços da agricultura familiar, sobretudo dos projetos de assentamentos, abacaxi no Belo Vale e cupuaçu no Piquiá. As feiras e a parte da pecuária (Expoama).
No texto pesquisa, formação e desenvolvimento na antiga fronteirado professor Gutemberg Guerra (UFPA) menciona: “A prática de pesquisa exercida pelo Laboratório Socioagronômico do Tocantins, o LASAT, a articulação de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais na Fundação Agrária do Tocantins Araguaia, a criação da Escola Família Agrícola se materializa no Centro Agroambiental do Tocantins, cuja estrutura arquitetônica foi apropriada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará, dando sequencia à demanda de formação no nível dos agricultores”.
Uma entrevista com Fernando Michelotti, vice-coordenador do campus da UFPA, em Marabá, intitulada “os desafios para a Educação do Campo” no histórico do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) cita a parceria com a Escola Família Agrícola, entre outros projetos no âmbito da Educação do Campo.
Com uma frase de efeito ou de esperança de construção de nova história “Marabá está destinada ao sucesso” o prefeito João Salame Neto responde a cinco perguntas sobre o futuro da cidade, com ênfase a implantação dasiderúrgica Aços Laminados do Pará (Alpa).
A obra recebe o conceito de excelente, tem outros aspectos que não foram abordados aqui. Consideramos como excelente roteiro de pesquisa sobre a história antiga e questões atuais, apresenta sinteticamente 100% da nossa Marabá querida. Leitura obrigatória e necessária para seus/as filhos/as, moradores/as e admiradores/as da centenária Marabá.


[*]Professor na Rede da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED) e Extensionista Rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-PARÁ).dsolidade@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário