terça-feira, 30 de abril de 2013

Emater promove a Segunda Festa do Cajá e movimenta a zona rural de Curionópolis



www.emater.pa.gov.br
 
 

 
A fruta mais abundante na zona rural de Curionópolis, sudeste do estado, foi homenageada, degustada e aprovada: o cajá ou o taperebá, como também é conhecido em outras regiões do Pará, foi tema da segunda Festa, que aconteceu nesse sábado, dia 27. Realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) na comunidade Curral Preto, na área da Associação dos Produtores Rurais do Leandro (Asprul), na estrada de Serra Pelada, a festa, que contou com barracas enfeitadas, torneio de futebol, cavalgada e concurso de Miss Cajá, recebeu mais de 200 visitantes.
A Segunda Festa do Cajá – apoiada pelo Sindicato Rural de Curionópolis -, que tem como maior objetivo promover uma maior interação entre o campo e a cidade, - além de valorizar o extrativismo da fruta -, é a maior comemoração existente na região. Segundo o chefe local da Emater, o técnico em agropecuária, Jorge Souza Lima, a coleta do cajá é uma das bases econômicas da comunidade e dos Projetos de Assentamentos (PA) vizinhos, como o PA Cachoeira Preta, PA Ipiranga.
“A polpa do cajá tem rendimento de até 60%, a fruta está com participação crescente no agronegócio. E é no ramal de Serra Pelada a sua maior produção no município de Curionópolis, estimamos uma média de 60 toneladas por safra”, disse Genival dos Santos, supervisor regional da Emater, que ministrou a palestra sobre a importância nutritiva e econômica do Cajá.
Segundos dados da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais da Região de Carajás (Cooper), uma das principais compradoras de frutas dos municípios em entorno, foi comercializado só com a comunidade cerca de 40 toneladas do fruto nessa safra, de janeiro a março deste ano. “O produtor Edmilson Santos, campeão como maior extrator de cajá durante a Festa, vendeu mais de quatro toneladas e 800 quilos para a Cooper. Isso, sem destacar que o mercado está aberto também para a goiaba e o cajú”, ressaltou o presidente da Cooperativa, Mauro Melo.
Os pontos altos da programação, além da possibilidade de degustar bolos, pudins, mousses, com brigadeiro, mingau, suco ou caipirinha, tudo a base de cajá, foram a cavalgada e o concurso de Miss Cajá 2013.
Com mais de 30 cavalos, os produtores rurais da região fizeram demonstração de técnicas e habilidades, ressaltando a beleza e utilidade do animal que ajuda na lida diária da roça. Mas quem roubou a cena, foi a pequena Dafne Abreu, de apenas quatro anos, a menor entre os montadores, acompanhada do pai a menina mostrou desenvoltura e paixão pela montaria. A mãe da pequena, Deucilene Pinto, disse ficar com o coração na mão, mas entende a determinação da filha. “Desde os dois anos ela monta, ela é veterana no toque e já se apresentou diversas vezes e ela ainda fica com raiva quando pai vai ‘ladeando’. Ela quer dominar o cavalo, sozinha”, disse a mãe, toda orgulhosa.
Mas a beleza da Festa foi Sara Cintia, de 14 anos. Representando a localidade de Serra Pelada, a jovem arrancou aplausos da comunidade, vencendo assim, o concurso de Miss Cajá 2013. “Eu estava muito nervosa, mas deu tudo certo. Estou muito feliz em me apresentar nessa Festa tão importante para todos nós”, disse a rainha da festividade eleita.


Texto e fotos: Kenny Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário