terça-feira, 19 de novembro de 2013

Efasc articula sua Feira de Alimentos

19/11/2013 - 09h16
Alunos passam a vender produtos da agricultura familiar, sempre nas manhãs de segunda-feira
MICHELLE TREICHEL

A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) deu início ontem a um projeto diferenciado, que promete ser mantido, aperfeiçoado e expandido futuramente. A Feira Pedagógica de Alimentos visa integrar alunos do educandário e egressos, aproximando a produção familiar da comunidade. Segundo a professora Cristina Vergutz, a proposta é ajudar os jovens a organizar a questão comercial de suas propriedades de forma pedagógica. “Completamos o ciclo de formação proposto por nossa metodologia, com acompanhamento desde a produção até a venda”, explica.


A educadora acredita que a iniciativa é fundamental para que as famílias percebam, cada vez mais, que a diversificação é possível. Atualmente a entidade integra 120 comunidades, de diferentes municípios da região, que semanalmente passarão a ter destaque na sede da Efasc, em Linha Santa Cruz. “Muitas vezes as pessoas nos perguntam se temos alimentos para vender, pois sabem que atendemos filhos de produtores rurais.” Somente na vizinhança são aproximadamente 14 mil moradores, que a partir de agora podem acessar diretamente a colheita da agricultura familiar, sempre nas segundas-feiras, das 9 horas ao meio-dia.


O professor Antônio Carlos Gomes está entusiasmado com o novo projeto educacional, especialmente pela possibilidade de colocar os estudantes em contato direto com os consumidores. “As pessoas terão a oportunidade de estreitar os laços com os jovens produtores e saber a origem das mercadorias. É uma troca interessante para os alunos, muito mais pedagógica do que comercial”, ressalta. Ontem, ele convidou a sogra Doralice Weigel para conhecer de perto a iniciativa. Aos 67 anos, a aposentada defende um modo de vida mais saudável e aposta no sucesso do empreendedorismo jovem.

“Cada vez mais as pessoas dão valor para alimentos sem agrotóxicos. A Efasc é sensacional nesse sentido, pois está mudando paradigmas no campo e incentivando a produção ecológica entre os alunos”, argumenta. Em sua residência, no Bairro Goiás, há muito tempo Doralice mantém uma horta no pátio em nome da saúde da família. “Compro apenas hortaliças que são produzidas de forma ecológica. É muito bom ter mais uma opção de confiança em Santa Cruz”, comenta. Mais informações sobre a Feira Pedagógica de Alimentos podem ser conseguidas pelo telefone (51) 3713 3046 ou e-mail efasantacruz@gmail.com.

Fonte: http://www.gaz.com.br/_conteudo/2013/11/noticias/regional/6461-efasc-articula-sua-feira-de-alimentos.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário