sexta-feira, 22 de novembro de 2013

VII EXPOSIÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EXPOEJA/2013




Marabá cem anos de aprendizagem cidadã

“Participando da construção da minha cidade, garantindo meu futuro com educação e escrevendo uma nova história”

A Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED), sob a coordenação do Departamento de Educação de Jovens e Adultos através das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF´s) que trabalham com a modalidade EJA. Realizará a VII Exposição da Educação de Jovens e Adultos  - EXPOEJA/2013  -  evento se constitui uma culminância das atividades pedagógicas realizadas no ano letivo com os/as alunos/as da EJA, apresentada em forma de  exposição arte-cultural tendo como objetivo geral a valorização do/a estudante, seus conhecimentos,  habilidades, vivências, realidades e sua cidadania.
 Este ano a EXPOEJA está associada a temática geral do Centenário da nossa Cidade e traz como tema: “Marabá cem anos de aprendizagem cidadã” e  como lema: “participando da construção da minha cidade, garantindo meu futuro com educação e escrevendo uma nova história”, uma forma de homenagear nossa cidade pelos seus cem anos e ao mesmo tempo evidenciar os avanços obtidos na educação e formação do/a educando/a da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As Escolas irão apresentar em seus subtemas projetos educativos enfatizando: O futuro da cidade com sustentabilidade; Um sonho de um povo pelo Estado de Carajás; Marabá em fatos e fotos; A história de um povo, encontros de rios, gente e diversidade cultural; A história do Bairro São Félix trazendo a sua expansão urbana, o garimpo dos cristais, a abertura da rodovia PA 70 e ponte rodoferroviária do Rio do Tocantins; Nossas lendas: porca de bob, boto, buiúna, Matinta Pereira, Neguinho d´Água e Pé-de-Garrafa; A mitologia do sol e a lua da comunidade indígena Parkatêjê; A nossa música e um olhar literário sobre os pontos turísticos de Marabá; homenagens: Ao educador Paulo Freire e a educadora Josineide Tavares.
No âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão apresentados os Programas: Brasil Alfabetizado - PBA e Inclusão de Jovens – Projovem Urbano.

“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humaniza-lo, torna-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
(Paulo Freire)

PROGRAMAÇÃO
Dia: 22 de novembro de 2013
Local: Praça São Félix de Valóis
Horário: 18:00 horas – Abertura Oficial
19:00 horas – Apresentações dos projetos das escolas: danças, músicas, poemas, fotos e pinturas.
20:00 horas – Visitação aos stands (tendas) culturais e educativas.
22:00 horas – Encerramento com show musical.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) em números: 27 (vinte e sete) Escolas na Zona Urbana, 200 (duzentos) professores/as envolvendo sala de aula, laboratório de informática e biblioteca (leitura), 114 (cento e cartoze) turmas, 4.081 (quatro mil e oitenta e um) alunos/as no Ensino Fundamental. O Programa Brasil Alfabetizado cujo objetivo é Alfabetização pessoas a partir dos 17 anos de idade que não tiveram acesso na idade própria, o programa funciona no período de 8  módulos em um ano, são 480 (quatrocentos e oitenta) alunos/as em 26 (vinte e seis) turmas na zonas: urbana e rural; e o Projovem Urbano um dos projetos do Programa Nacional Inclusão de Jovens. Tem por finalidade proporcionar formação integral ao jovem, associando: elevação da escolaridade - ensino fundamental – EJA, qualificação profissional inicial, participação cidadã - ações comunitárias. Público: jovens com idade entre 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever. Atualmente formará 250 (duzentos e cinquenta) jovens abrirá uma nova chamada com 600 vagas. Entre os benefícios tem a bolsa de R$ de 100 (cem) reais para ajudar o jovem a permanecer no curso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário