terça-feira, 11 de março de 2014

Apresentada primeira turma da Efasol



Instituída sob os pilares da formação integral, do desenvolvimento do meio, da pedagogia da alternância e da associação local, a localidade de Formosa, no interior de Vale do Sol, inaugurou ontem a terceira unidade da Escola Família Agrícola (EFA) do Sul do Brasil - as outras duas estão em Santa Cruz e na serra. O ato inaugural ocorreu pela manhã, nas dependências da Escola Municipal São João Batista, que abrigará as aulas da primeira turma, formada com 26 alunos vindos de sete municípios da região. Ao longo de três anos de curso e seis meses de estágio, os jovens alcançarão a formação do Ensino Médio Técnico em Agricultura. Com a Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol), além de comemorar a conquista da escola voltada à educação para o campo, o município também ganha o seu primeiro ensino médio na zona rural.

Jovens vindos de sete municípios da região farão curso de três anos, além de estágio de seis meses, para formação no Ensino Médio Técnico em Agricultura (Jornal Arauto)
Fonte: Jornal Arauto 


Foto: Bruno Pedry
 Mais dados:

Um grupo de 26 jovens dos municípios de Vale do Sol, Sinimbu, Lagoa Bonita do Sul, Candelária, Tunas, Rio Pardo e Cachoeira do Sul começou a dar ontem os primeiros passos para garantir o desenvolvimento das propriedades rurais das suas famílias. A inauguração da Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol) ocorreu na manhã de ontem nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista, em Linha Formosa, quase três anos após o lançamento da ideia de criar no município um estabelecimento de ensino com a pedagogia da alternância para atuar na formação de jovens do campo.

Os alunos participarão durante três anos das atividades de formação do ensino médio, alternando uma semana no ambiente escolar e outra na família, aplicando os conhecimentos na propriedade. Depois, realizam mais meio ano de estágio para a conclusão do ensino técnico em agricultura. As quatro colunas na entrada do prédio da Escola São João Batista mostraram na manhã de ontem aos participantes da inauguração os quatro pilares das escolas família agrícola: associação local, pedagogia da alternância, formação integral e desenvolvimento do meio.

A nova escola conta com nove professores/monitores, com a coordenação institucional de Diego Teixeira de Oliveira e a coordenação pedagógica de Ismael Gomes, em um processo de gestão compartilhada. Para obter a autorização para o início das atividades pelo Conselho Estadual da Educação, a Associação Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Aefasol), mantenedora da Efasol, por meio de recursos obtidos com rifas, doações e ajuda da Prefeitura de Vale do Sol fez a instalação do laboratório de Ciências e da biblioteca.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário