domingo, 9 de junho de 2013

Os palestrantes da CEM - Primeira

Professora Cristina Arcânjo, presidente do Conselho do Fundeb em Marabá

Especial
A partir de hoje o Núcleo de Comunicação, apresenta uma série de entrevistas com diversas personalidades que farão parte da programação da 4ª Conferência Municipal de Educação. O evento, dos mais importantes para o setor acontecerá nós próximos dias 20 e 21 de junho na Câmara Municipal e reunirá autoridades de Marabá e região, além de profissionais da educação. 
Durante a Conferência, os principais temas relacionados à educação serão trazidos à luz com palestras realizadas por especialistas da cidade e de outras regiões brasileiras, entre eles está a professora Cristina Arcanjo, vice-diretora da escola Jonathas Pontes Athias e atual presidente do Conselho do Fundeb em Marabá.

Cristina Arcanjo é formada em Letras e Pedagogia e já atua no Jonathas há mais de treze anos,  para ela Conferência é uma oportunidade impar neste decênio educacional, que os vários municípios têm de contribuir para o futuro da escola brasileira, já que dela sairão a diretrizes que vão ajudar a construir o Plano Nacional de Educação, que vigorará durante dez anos no país.

A profissional diz enxergar perspectivas de melhoras, embora reconheça os grandes avanços no setor educacional nos últimos anos e cita os progressos significativos no campo da legislação, por exemplo. 

A professora pondera que o momento é de suma importância, pois pensar a educação que queremos para toda a nação, ainda mais quando isso inclui a elaboração de leis, é tarefa de extrema responsabilidade.

Ela lembra que para haver melhorias na educação brasileira serão necessários mais recursos financeiros e por isso o Conselho do Fundeb, enquanto órgão responsável pelo controle e gerenciamento da aplicação deles tem papel importante para que o dinheiro chegue onde é necessário sem desperdício. 

A professora Cristina tem uma publicação em parceria com a também professora Teresa de Oliveira na 64ª reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência). Segundo ela, o artigo trata da "Dependência Semestral", experiência piloto desenvolvida com os alunos da escola Jonathas e que, como o nome sugere, promove a superação das dificuldades que o levaram à dependência escolar dentro do semestre, o que traz características peculiares ao projeto, uma vez que no sistema convencional de Dependência, o aluno tem que esperar todo o ano para fazê-lo.



Texto e foto: André Vianello - Núcleo de Comunicação SEMED/ASCOM 
Telefone: (94) 9154-1153/8164-8282 Email: comunicacao.semed@outlook.com



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