Professora Cristina Arcânjo, presidente do Conselho do Fundeb em Marabá
|
Especial
A partir de hoje o Núcleo de Comunicação, apresenta uma série de
entrevistas com diversas personalidades que farão parte da programação da 4ª
Conferência Municipal de Educação. O evento, dos mais importantes para o setor
acontecerá nós próximos dias 20 e 21 de junho na Câmara Municipal e reunirá
autoridades de Marabá e região, além de profissionais da educação.
Durante a Conferência, os principais temas relacionados à educação serão
trazidos à luz com palestras realizadas por especialistas da cidade e de outras
regiões brasileiras, entre eles está a professora Cristina Arcanjo,
vice-diretora da escola Jonathas Pontes Athias e atual presidente do Conselho
do Fundeb em Marabá.
Cristina Arcanjo é formada em Letras e Pedagogia e já atua no Jonathas
há mais de treze anos, para ela
Conferência é uma oportunidade impar neste decênio educacional, que os vários
municípios têm de contribuir para o futuro da escola brasileira, já que dela
sairão a diretrizes que vão ajudar a construir o Plano Nacional de Educação,
que vigorará durante dez anos no país.
A profissional diz enxergar perspectivas de melhoras, embora reconheça
os grandes avanços no setor educacional nos últimos anos e cita os progressos
significativos no campo da legislação, por exemplo.
A professora pondera que o momento é de suma importância, pois pensar a
educação que queremos para toda a nação, ainda mais quando isso inclui a
elaboração de leis, é tarefa de extrema responsabilidade.
Ela lembra que para haver melhorias na educação brasileira serão
necessários mais recursos financeiros e por isso o Conselho do Fundeb, enquanto
órgão responsável pelo controle e gerenciamento da aplicação deles tem papel
importante para que o dinheiro chegue onde é necessário sem desperdício.
A professora Cristina tem uma publicação em parceria com a também
professora Teresa de Oliveira na 64ª reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira
para o progresso da Ciência). Segundo ela, o artigo trata da "Dependência
Semestral", experiência piloto desenvolvida com os alunos da escola Jonathas
e que, como o nome sugere, promove a superação das dificuldades que o levaram à
dependência escolar dentro do semestre, o que traz características peculiares
ao projeto, uma vez que no sistema convencional de Dependência, o aluno tem que
esperar todo o ano para fazê-lo.
Texto e foto: André Vianello - Núcleo de Comunicação
SEMED/ASCOM
Telefone: (94) 9154-1153/8164-8282 Email: comunicacao.semed@outlook.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário