sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Semed apresenta relatório ao prefeito João Salame

Semed apresenta à prefeito relatório de patrimônios e dívidas.

 A Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentou no final da tarde de ontem, 20, ao prefeito João Salame, em reunião no gabinete da prefeitura, relatórios parciais sobre patrimônio, dívidas e projetos na área educacional no município. O secretário da educação, Luiz Bressan, fez uma explanação geral, pontuando a situação como encontrou a secretaria e as medidas que estão sendo tomadas, para sanar os problemas.
Questões, como obras inacabadas das escolas, estradas e rotas do transporte escolar na zona rural e contratos fantasmas foram apresentados em um conjunto de relatórios. O levantamento dessas informações foi uma ação conjunta dos setores da Semed: financeiro, educação na zona urbana e rural.
O relatório apontou que o total de dividas no setor educacional ultrapassa os 6 milhões e meio de reais e, que para a conclusão das obras em escolas e centros de formação, será necessário o uso de recursos do ano de 2013. Também foi pedido que, antes do aluguel de prédios para o funcionamento das escolas, uma equipe técnica da Secretaria de obras (SEVOP) faça uma vistoria no local, verificando a possibilidade de infiltrações e problemas estruturais.
A Semed também apresentou um projeto para o aluguel de um galpão, que será usado no armazenamento seguro da merenda escolar, almoxarifado e também carteiras e mesas, que hoje estão espalhadas pelo prédio da secretaria. Segundo o relatório, o galpão vai começar a funcionar antes do centenário da cidade.
O levantamento realizado pelo Departamento Financeiro revelou que 8 milhões de reais foram gastos no mês de janeiro com o pagamento de funcionários. O mesmo levantamento aponta um gasto parcial de 6 milhões de reais para o mês de fevereiro, sem o acréscimo das parcelas dos salários atrasados.
João Salame aproveitou para enfatizar, que foi seu compromisso matricular todas as crianças que desejavam estudar e deu autorização para alugar prédios enquanto não se conclui as escolas que estão em construção. Em 2013, o número de matriculados na rede pública em toda a região de Marabá é de 56.083 alunos.
No caso da zona rural, o relatório aponta que a manutenção das estradas deve ser urgente e também é necessário um novo sistema de rotas que levem os alunos até as escolas em segurança. O projeto de distribuição de bicicletas para os alunos dessas localidades foi discutido e o prefeito pediu pressa no atendimento a essas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário