segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Breu Branco debate cooperativismo e desenvolvimento sustentável



Um público estimado em 120 pessoas entre agricultores familiares e representantes de órgãos públicos ligados ao setor agrícola deve participar, nesta segunda-feira, 16, do I Seminário sobre Cooperativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, que será realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em parceria com a Cooperativa Agropecuária do Entorno do Lago da Usina de Tucuruí, em Breu Branco, sudeste paraense. O objetivo do evento é estabelecer parcerias e formas de apoio para alavancar a produção local.

Na programação do seminário – que será realizado a partir das 8 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura – estão palestras sobre ações de estímulo ao desenvolvimento da produção local, a importância de parcerias, crédito rural e relatos de experiências, entre outros temas. A expectativa é de que, por meio do evento, seja construído um planejamento integrado e estratégico de maneira a envolver todas as instituições nas esferas municipal, estadual e federal em prol do desenvolvimento rural com base na sustentabilidade. “No seminário a empresa vai destacar as ações, no município e junto à cooperativa, e abordar o papel que temos nesse processo de desenvolvimento local”, enfatizou o técnico da Emater, Luiz Ronaif.

Atualmente, com assistência da Emater, a cooperativa gera emprego e renda para 70 famílias que praticam a fruticultura, com destaque para a banana, a cultura de grãos, a pecuária mista e a piscicultura. Como forma de investimento na bacia leiteira, os cooperados buscam apoio para a implantação de um laticínio no município, de modo a garantir o atendimento da demanda existente na região. Em Breu Branco, onde a Emater assiste 320 famílias de agricultores familiares, a principal atividade econômica é a pecuária leiteira, seguida da produção de frutas, de pescado e do cultivo da pimenta-do-reino.

Texto: Paula Portilho - ASCOM EMATER/PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário