quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

EFA DO RIO GRANDE SUL

Escola Família Agrícola forma 26 estudantes da região


Os alunos formaram-se no ensino médio através da Pedagogia da Alternância
Os alunos formaram-se no ensino médio através da Pedagogia da Alternância
A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) formou na noite de sábado, 14, a terceira turma, com 26 jovens estudantes, de oito municípios do Vale do Rio Pardo, no ensino médio através da Pedagogia da Alternância. 
Concluíram o ensino médio os alunos Alexander Schoenninger, Geovane Scheffer, Yan Gusson, Rafaela Jost Guimarães, Guilherme Pick, Jorge Greiner, Luis Carlos Lerch Jr Cleiton Silva, Dieison Fischer, Douglas Breuning e Diego Hauth (Santa Cruz do Sul), Jardel Maleitzke,Vinícius Kern e Renan Fernandes (Sinimbu), Cleiton Drost (Herveiras), Maurício Carvalho, Henrique Zahn, Emerson Arendt e Josnei Hirsch (Vale do Sol), Betina Ristow, Jordana Pfeiffer e Everton de Brum (Vera Cruz), Maurício Felten (Boqueirão do Leão), Bruno Fagundes e Mauricio Dupont (Rio Pardo) e Gustavo Konzen (Passo do Sobrado).
A cerimônia aconteceu às 20 horas, no Salão Lüttjohann, na Comunidade de Boa Vista, em Santa Cruz. Após, foi servido jantar, seguido de uma confraternização no mesmo local. 
A formatura de 2013 da Efasc contou com a presença de cerca de 500 pessoas, entre estudantes e seus familiares, monitores, egressos e parceiros que ajudam a manter a escola com repasse de bolsas ou em atividades cotidianas de pesquisa e visitações.
Junto com o diploma de cada formando, foi entregue um diploma de formação para cada família, pois na Pedagogia da Alternância a família ao mesmo tempo que é cooformadora, também, se forma com o estudante. 
Os parceiros também foram homenageados, recebendo um troféu de agradecimento pela parceria. Hoje, além das 96 famílias que fazem a Efasc, há 29 parceiros institucionais da região que colaboram com a manutenção da instituição.
Essa é terceira turma já formada pela Efasc, nestes quase cinco anos de existência da escola. Em 2011 formaram-se 41 estudantes, em 2012 outros 25 e agora em 2013 mais 26, chegando num total de 92 estudantes a se formar na Efasc. 
Dos 66 já egressos, cerca de 50 já concluíram estágio, destes 29 já estão credenciados junto ao CREA/RS e os demais estão qualificando seus relatórios de estágios.
O ciclo deve ser encerrado após o estágio profissional obrigatório, de dois anos, para que os jovens formem-se Técnicos em Agricultura, através da Pedagogia da Alternância. 
O estágio tem a supervisão da Efasc e os alunos são diplomados Técnicos em Agricultura, com o encaminhamento de credencial junto ao CREA/RS.
Coroação
Segundo o presidente da Associação da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, Octávio Schaeffer, “esse foi o momento de coroar um processo em que a Escola e a Família construíram juntos, fazendo a Pedagogia da Alternância acontecer nestes três anos de formação, em 60 sessões em casa e 60 na escola”. 
“É uma alegria ver o filho da gente, ter orgulho de ser agricultor”, disse ele.
Conforme o Coordenador Institucional da Escola, João Paulo Reis Costa, “a formatura da Efasc é além de um momento festivo para todos os entes da escola, um momento de prestação de contas à região, pois a Efasc tem esse caráter regional, por agregar uma série de instituições das mais diferentes matrizes. “Pensando sempre, é claro, na formação contextualizada, dos filhos e filhas dos agricultores familiares da região”, pontuou Costa.
 
Fonte: Diário Regional
Data: 17/12/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário