quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

SEMINÁRIO: 20 anos da Pedagogia da Alternância na Transamazônica – Pará: a experiência da EFA da Região de Marabá.




Um pouco da história: as origens da Educação do Campo no Pará estão ligadas as experiências educativas de formação de jovens agricultores/as utilizando a Pedagogia da Alternância.  Às margens da Rodovia Transamazônica (BR 230), nas regiões sudeste e oeste do estado foram implantadas em 1995 no município de Medicilândia a primeira Casa Familiar Rural (CFR) e em 1996 em Marabá a segunda Escola Família Agrícola (EFA). No Pará a primeira EFA funcionou no município de Afuá criada em 1992.
O francês Pierre Gilly - Assessor da Associação Regional das Casas Familiares Rurais (ARCAFAR Sul) realizou contatos e sessões de formações nas duas regiões acima citadas apresentando os elementos pedagógicos das Casas Familiares Rurais (CFR´s). Depois foi criada ARCAFAR Norte e Nordeste, e posteriormente a ARCAFAR – Pará, as CFR´s se espalharam em o todo estado, atualmente são 26 centros educativos através de convênio com o Governo do Estado – Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Tendo como principal parceiro a Fundação Viver Preservar Produzir (FVPP/Altamira).
O marco inicial da Escola Família Agrícola (EFA) da Região de Marabá é o I Encontro de Jovens Camponeses, realizado em outubro de 1993, pela Fundação Agrária do Tocantins Araguaia (FATA) no âmbito do Programa Centro Agroambiental do Tocantins (CAT), em conjunto com seus Sindicatos dos/as Trabalhadores/as Rurais (STTR´s). Neste evento o educador Emmanuel Wambergue “Manu” então Diretor Executivo da FATA relatou a experiência francesa nascida na França em 1935, no Brasil em 1969 e o técnico agrícola do Projeto Agroflorestal do Tocantins (PAF) Francismar deu depoimento como egresso da EFA de Olivânia – Espírito Santo, como também recomendou conhecer as experiências no Maranhão. Este evento é a referência para celebrar os 20 anos de surgimento da ideia de criar uma Escola Agrícola - Projeto Futuro do Jovem Camponês.
Em 1993 foi criada uma Comissão de Articulação Pró Implantação da EFA, em 1995 a Associação dos Pais da Escola Família Agrícola (APEFA) esta manteve ativa até 2000.
A EFA iniciou seu funcionamento em 18 de março de 1996 (se mantendo até 2010), formou vários jovens em agricultores/as técnicos/as ou agentes de desenvolvimento rural sustentável, colaborou com a construção da Educação do Campo na região, serviu de base para o nascimento da Escola Agrotécnica de Marabá, posteriormente transformada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA – Campus Rural), esta instituição desenvolve cursos de Educação Profissional em níveis médio e superior para os/as camponeses/as e indígenas populações.
As Conferências, o Fórum Regional e as organizações tem permitido continuar a história rumo a uma Política Pública de Educação do Campo, em Marabá e região Araguaia - Tocantins, na floresta, na aldeia, no acampamento, no assentamento, ou seja, para os/as camponeses/as e indígenas.
Considerando o êxito da Pedagogia da Alternância foi retomado a articulação para o funcionamento de uma Escola Família Agrícola (EFA) no município de Marabá, denominada Jean Hébette visando homenagear este professor da Universidade Federal do Pará pela relação solidária que manteve durante quatro décadas com os agricultores/as da região.
A EFA Jean Hébette está prevista funcionar em uma chácara no km. 27 da Rodovia Transamazônica (sentido Itupiranga), com início de suas atividades para março de 2014, sob a gestão da Associação dos Agricultores/as Familiares do PA Grande Vitória em conjunto com as associações dos Projetos de Assentamentos: Burgo,  Belo Vale, Santa Rita, Palmeira Jussara e Boa Esperança do Burgo. Em parceria com a  Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED). A EFA é filiada a União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas (UNEFAB).
O objetivo principal deste Seminário é celebrar os 20 anos de nascimento da ideia da Pedagogia da Alternância na Região Sudeste do Pará, tornar público as intenções de parcerias entre os órgãos públicos e as organizações dos agricultores familiares em vista de garantir o funcionamento da EFA Jean Hébette em Marabá e o fortalecimento da Pedagogia da Alternância em âmbito regional. Será realizado dia 06 de dezembro de 2013, no auditório da Câmara de Vereadores/as de Marabá. Tendo como atividades palestras e discussões sobre a temática em questão e Divulgação de livros e revistas relacionadas à Pedagogia da Alternância (venda). São Instituições parceiras: Prefeitura Municipal de Marabá – Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER – PARÁ), Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (IFPA – Campus Rural de Marabá), Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/SR 27) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário