quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

EFA e órgãos públicos realizam Seminário sobre a Pedagogia da Alternância em Marabá




A Escola Família Agrícola (EFA) Professor Jean Hébette e a Associação dos Agricultores/as Familiares do PA Grande Vitória em parceria com os órgãos públicos realizaram dia 6 (sexta-feira) no Auditório da Câmara de Vereadores/as de Marabá um Seminário objetivando celebrar os 20 anos de nascimento da ideia da Pedagogia da Alternância na Região Sudeste do Pará, tornar público as intenções de parcerias entre as instituições públicas e as organizações dos agricultores familiares em vista de garantir o funcionamento de uma EFA no município de Marabá e o fortalecimento da Pedagogia da Alternância em âmbito regional. 


Participaram da abertura a deputada estadual Bernadete ten Caten, o professor Paulo Cesar Jadjski representando Secretario Municipal de Educação de Marabá Luiz Bressan, o educador popular  Emmanuel Wambergue “Manu”, Genival Reis dos Santos Supervisor Regional de Marabá  da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER – PARÁ), o agricultor Antônio Mineiro Associação dos Agricultores/as Familiares do PA Grande Vitória que também representou os Projetos de Assentamentos Belo Vale e Boa Esperança do Burgo.
Na parte da manhã o pedagogo Damião Santos fez apresentação (palestra) Projeto de Educação do Campo e Extensão Rural por Alternância da Região Sudeste do Estado do Pará (PROEFA), no Território de Carajás enfatizando a EFA Jean Hébette.

Na parte da tarde o educador popular Emmanuel Wambergue “Manu” discorreu sobre “a história da formação e capacitação na região de Marabá”, a partir de um período histórico de 1970 a 2003, destacando os objetivos, público alvo, responsáveis e metodologia, uma verdadeira aula de história sobre os movimentos sociais do campo. Com a colaboração de Damião Santos foi feita uma memória sobre os 20 anos da Pedagogia da Alternância na Transamazônica – Pará: a experiência da EFA da Região de Marabá, fazendo destaque ano a ano de 1993 a 2013.
O professor Murilo Serra fez apresentação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (IFPA) Campus Rural de Marabá "Educação do Campo para os Povos do Campo: uma experiência voltada às populações rurais do Sudeste do Pará”. Participaram do seminário os professores Ribamar Ribeiro Júnior, Claudenísio Araújo, Marcos Leite e Laércio. Também educadores/as da Diretoria de Ensino Rural da SEMED.
Uma equipe de bolsistas do Núcleo de Educação Ambiental (Neam) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) coordenado pela professora Maria Antonia colaboraram na organização do evento.
A avaliação dos organizadores é que o Seminário atingiu os objetivos, que as discussões e encaminhamentos contribuirão para consolidações das ações em 2014 da Educação do Campo em vista do Desenvolvimento Rural Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário