quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Recursos do Pronaf chegam a 51 famílias de São João do Araguaia


Cinquenta e uma famílias de agricultores familiares de São João do Araguaia, no sudeste do Estado, foram contempladas com recursos da ordem de R$ 611.876,69, oriundos do Programa Nacional de Fortalecimento à Agricultura Familiar (Pronaf) para incentivo à pecuária e produção agrícola, com destaque para o cultivo de açaí e mandioca. Os recursos foram viabilizados pelo Banco da Amazônia, através de projetos técnicos elaborados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).


Paulo e Aguiberto técnicos da EMATER acompanha os/as agricultores/as
  Segundo a Emater, o investimento é para aquisição de matrizes bovinas e suínas, aves, máquinas e equipamentos agrícolas, instalação de cerca elétrica, melhoria de infraestrutura e aperfeiçoamento das lavouras. A estimativa é de crescimento de 30% a 40% num período de 3 anos, no caso da criação de bovinos, suínos e aves, e de 25% a 30% num prazo de 2 anos, no caso das lavouras. “Nossa expectativa é que os investimentos possam contribuir para o aumento da produtividade das atividades financiadas e também que os agricultores familiares atendidos possam melhorar cada vez mais sua qualidade de vida”, disse o técnico Aguiberto Rodrigues Alves, chefe do escritório da Emater em São João do Araguaia.


Gerente Vilmacy esclarece sobre o crédito rural






Também está prevista para janeiro a liberação de R$ 500 mil para fomento de várias atividades, por meio de projetos já encaminhados ao agente financeiro. Para o técnico Carlos Eduardo Soares, supervisor adjunto da regional da Emater em Marabá, além do trabalho de assistência técnica voltada para a captação de recursos financeiros, por meio do Pronaf, a Emater também trabalha para ampliar a participação dos agricultores nos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae).
 

Texto: Paula Portilho - ASCOM/EMATER

Fotos: Damião Santos - EMATER Regional Marabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário