segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Emater participa do Seminário sobre Pedagogia da Alternância em Marabá




A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) foi parceira da realização do Seminário: 20 anos da Pedagogia da Alternância na Transamazônica/A experiência da Escola Familiar Agrícola (EFA), que ocorreu nesta sexta-feira, 06, em Marabá, sul do estado. O evento teve como objetivo celebrar as duas décadas da Pedagogia da Alternância na região para formar jovens agricultores e a implantação em 2014 da EFA Jean Hébette, em um Projeto de Assentamento na zona rural do município que contemplará 60 alunos.

A Emater tem contribuindo ativamente na história da pedagogia da alternância, orientando os jovens agricultores familiares com projetos que são implantados nas propriedades rurais de suas famílias, de acordo com a aptidão de cada uma. De acordo com o técnico da Emater, Damião Santos, a empresa deve ter pelos menos dez técnicos como instrutores na EFA Jean Hébette, que tem aula inaugural marcada para o dia 18 de março do próximo ano. A instituição de ensino – do 6° ao 9° ano - terá duas turmas de 30 alunos cada, com idade entre 14 e 29 anos, filhos de agricultores familiares que receberão formação em disciplinas como zootécnica, administração rural, agricultura e práticas do campo.  “A Empresa está contribuindo na mobilização e organização dos agricultores e também na elaboração do projeto pedagógico da escola”, disse Santos.
A EFA será implantada no PA Grande Vitória, km 22, beneficiando também os PA´s Burgo, Belo Vale, Boa Esperança do Burgo, Santa Rita e Palmeira Jussara. As comunidades é que terão a responsabilidade sobre a gestão da escola. “A instituição contará com cinco Unidades Demonstrativas de piscicultura, bovinocultura, suinocultura, avicultura e produção de mudas sob a supervisão da Emater, o que beneficiará as comunidades”, explicou o técnico.

O seminário foi realizado no auditório da Câmara Municipal de Marabá com um público de cinqüenta pessoas entre professores e estudantes.  Além da Emater também participaram do seminário a Prefeitura local, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (IFPA), o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a  Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
 

Texto: Paula Portilho -ASCOM EMATER

Nenhum comentário:

Postar um comentário