terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Emater entrega plano de recuperação de 11 assentamentos em Marabá


O escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Marabá, sul do Pará, entrega nesta quarta-feira, 18, ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) onze Planos de Recuperação de Assentamento (PRA) referente à Chamada Pública nº 001/2011 - Lote 02. Estes planos resultam de um mapeamento da realidade destas áreas que levam em conta os aspectos socioeconômicos e ambientais. O relatório aponta ações relacionadas à infraestrutura, saneamento e acesso a políticas públicas de forma geral.

Os planos são dos assentamentos Boa Esperança do Burgo, Cachoeira Preta, Castanhal do Rato, Cedrinho, Cristo Rei, Iguaçu, Palmeira Jussara, Santa Rita, Sereno, Tartaruga e Castanheira, onde 461 famílias, no total, deverão ser contempladas. O Lote 2 ainda comporta, ainda, mais oito assentamentos: 26 de Março, Burgo, Cinzeiro, Mamuí, Santa Rita do Itacaiúnas, Escada Alta e Piquiá. Esses Planos de Recuperação foram entregues ao Incra no primeiro semestre deste ano e beneficiam 415 famílias.

Essas 876 famílias instaladas nos 19 assentamentos vivem da pecuária de leite, criação de pequenos animais (aves e suínos) e a agricultura de subsistência. O atendimento da Emater junto aos assentados visa a melhoria das cadeias produtivas já existentes. “Trabalhamos para melhorar a qualidade do que já é produzido pelas famílias. Além disso, as famílias são atendidas pela equipe multidisciplinar da empresa”, enfatiza o técnico Genival dos Reis, supervisor da regional da Emater em Marabá.

De posse dos documentos o órgão federal avalia e aprova para a execução das ações propostas. A Chamada Pública encerra em junho de 2014, podendo ser prorrogada por mais um ano.

Texto: Paula Portilho ASCOM EMATER/PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário