quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ATES no sudeste paraense 2013


Incra contrata assistência técnica para 23,4 mil famílias assentadas no Sul do Pará

19 12 ater marabaNa última segunda-feira(17) a Superintendência Regional do Incra do Sul do Pará fechou contrato com as nove empresas selecionadas pelo edital de Chamada Pública de Ates, aberto em novembro passado. A assinatura dos contratos ocorreu na sala de reuniões do Incra, em Marabá, com a presença de representantes das empresas e da autarquia.

Com a medida várias famílias de trabalhadores rurais assentados da Reforma Agrária terão o apoio do Incra, no início do próximo ano, através destas empresas, nas atividades de plantio, colheita e beneficiamento de produtos agrícolas. Ao todo, serão atendidas 23.414 famílias assentadas em 233 projetos de assentamento no Sul e Sudeste do Pará.

Em seu discurso, durante a assinatura dos contratos, o superintendente regional Edson Bonetti afirmou estar satisfeito com a conclusão do processo de Chamada Pública. "O processo todo ocorreu dentro dos padrões legais e democráticos, todos os lotes foram preenchidos, inclusive o de São Félix do Xingu, que é uma área de famílias isoladas, mas que também necessitam de assistência técnica", lembrou Bonetti.

Para o chefe do Serviço de Ates do Incra de Marabá, engenheiro agrônomo Giuseppe Vieira, que tem acompanhado as atividades das empresas que venceram a Chamada Pública do ano passado, " apenas a proximidade de técnicos contratados pelo Incra, já é suficiente para gerar ânimo novo na vida do assentado, capaz de dar sinais de melhoria na produtividade de imediato. Disso a gente tira o quanto é importante que as autoridades estejam sempre presentes na vida dos trabalhadores".

Metas
O contrato firmado entre o Incra e as empresas prevê a realização de palestras, reuniões, dias de campo, entre outras atividades de apoio, com metas definidas. Cada prestadora tem prazo de 6 meses para apresentar os PDA e PRA, que são os projetos de desenvolvimento e de recuperação do assentamento, respectivamente.

A diretora-presidente da empresa GR –Grapas, contratada na seleção, Rosali Rios, lembra que há, ainda, abertura para a realização de atividades complementares e que a prestadora poderá trabalhar de maneira mais flexível, de acordo com a realidade do assentado e sua região. "Uma das linhas de sustentabilidade econômica será a preparação para a produção de alimentos para compor a merenda escolar nos municípios. Estas iniciativas vão permitir o acesso destes produtores ao mercado", avalia ela.

Assistência para 70%
Com a assinatura deste contrato a Regional Sul do Pará possibilita a chegada de assistência técnica a 70% dos projetos de assentamento sob sua jurisdição. Com um total de 32.346 famílias atendidas por essa Chamada Pública e a do ano passado, ainda em vigência.


Confira as empresas selecionadas e os lotes a serem trabalhados por cada uma delas:


LOTES
LOCALIZAÇÃO DO NÚCLEO
MUNICÍPIO
Nº PA’s
Nº FAMÍLIAS
EMPRESA
1
REDENÇÃO
REDENÇÃO
16
1638
AGROPARÁ
2
CONCEIÇÃO
CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA
23
1896
RURAL NORTE
3
CASA DE TÁBUA
SANTA Mª DAS BARREIRAS
15
2696
PROCAMPO
4
TUCURUÍ
TUCURUÍ
17
1030
GR – GRAPAS
5
PA RIO GELADO
NOVO REPARTIMENTO
4
2111
GR - GRAPAS
PA RIO GELADO
NOVO REPARTIMENTO
6
PA MONTES BELOS
PACAJÁ
23
2764
COMATER
PA ARATAÚ
PACAJÁ
7
GOIANÉSIA DO PARÁ
GOIANÉSIA DO PARÁ
15
1669
AGROATINS CARAJÁS
BREU BRANCO
BREU BRANCO
8
DIVINÓPOLIS KM - 112
NOVO REPARTIMENTO
27
1186
UNITEC
NOVO REPARTIMENTO
NOVO REPARTIMENTO
9
SÃO GERALDO DO ARAGUAIA
SÃO GERALDO DO ARAGUAIA
15
840
AMAZON RURAL
10
SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA
SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA
21
1282
AGROATINS
SÃO JOÃO DO ARAGUAIA
SÃO JOÃO DO ARAGUAIA
11
CANAÃ DOS CARAJÁS
CANAÃ DOS CARAJÁS
16
1129
AMAZON RURAL
ÁGUA AZUL DO NORTE
ÁGUA AZUL DO NORTE
12
ELDORADO DOS CARAJÁS
ELDORADO DOS CARAJÁS
11
1402
PROAGRI
13
NOVA IPIXUNA
NOVA IPIXUNA
16
926
GR - GRAPAS
RONDON DO PARÁ
RONDON DO PARÁ
14
VILA TABOCA
SÃO FELIX DO XINGU
14
2845
ASSISTEC
PA SUDOESTE
SÃO FELIX DO XINGU
VILA NEREU
SÃO FELIX DO XINGU

Nenhum comentário:

Postar um comentário