terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Copiando do http://www.zedudu.com.br/

PT racha em Marabá para ter a Secretaria de Educação

Ulisses Pompeu – de Marabá
Ainda nem aconteceu a diplomação nem mesmo a cerimônia de posse e o Partido dos Trabalhadores (PT), aliado de primeira hora do futuro governo de João Salame Neto (PPS) já expõe suas divergências internas e mostra que a legenda pode ser mesmo uma preocupação para o novo gestor municipal e um pesadelo para o Diretório Municipal do Partido.
Passada a eleição, as quatro tendências do PT em Marabá: PT pra Valer, AS (Articulação Socialista), DS e Unidade na Luta começaram a discutir quem iria assumir a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que sozinha tem um orçamento superior a R$ 150 milhões, o maior da Prefeitura de Marabá.
Na última sexta-feira, 8, deveria acontecer uma reunião extraordinária para decidir quem assumiria a Semed, se o presidente do Diretório, Luiz Bressan, da PT pra Valer, ou Antônia Carvalho, da AS. A reunião acabou sendo adiada para sábado à tarde, na Câmara Municipal, com a participação de apenas 22 dos 33 membros do Diretório Municipal. Vários membros do partido criticam a reunião e alegam que ela só aconteceu com pessoas ligadas à tendência PT pra Valer.
As discussões se acaloraram ao ponto de o Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública do Pará) Subsede de Marabá divulgar uma nota no início da tarde de ontem, segunda-feira, 10, em que critica a indicação de Bressan para a Semed e tece duras críticas ao posicionamento do vice-prefeito eleito, Luiz Carlos Pies.
“Com todo respeito a nossa categoria e a sociedade marabaense, queremos deixar claro que não podemos nos calar diante do impasse criado em torno da Secretaria Municipal de Educação. Luiz Carlos, o vice-prefeito eleito, tem sufocado a todos com o seu desejo de mandar na Semed. O mesmo está passando dos limites e centraliza todos os poderes de decisão em suas mãos e não quer permitir que as demais forças políticas e muito menos os trabalhadores em educação, opinem sobre quem será o novo secretário”.
Em outro trecho, a nota diz que “Toinha do PT foi a única vereadora eleita por seu partido, mesmo sem o apoio do PT pra valer do Sr. Luiz Carlos, que investiu pesado na candidatura de Bressan. Imagine se o vice precisasse dos votos proporcionais para garantir a sua eleição? Temos certeza que não estaríamos passando por este problema, pois não temos dúvidas de que Luiz Carlos não teria chegado nem para vereador. Diferente de Luiz Carlos e seu grupo, Toinha do PT já militou como coordenadora geral do Sintepp de Marabá e exatamente por isso tem o conhecimento necessário sobre as nossas lutas e reivindicações históricas”.
Procurada pela Reportagem do blog ontem à noite, Toinha disse que tomou conhecimento da nota do Sintepp no final do dia de ontem. “O Sintepp coloca sua percepção do processo, estão acompanhando tudo antes mesmo da eleição e uma situação como esta não pode ser definida em uma reunião do diretório. O assunto não passou pela Executiva, que deveria convocar os membros e definir a pauta”.
Para ela, essa polêmica apenas coloca o prefeito em uma situação de constrangimento, porque numa escolha de secretário tem de levar em consideração os critérios técnicos e políticos e que seja um nome aprovado pela categoria. “Sem falsa modéstia, meu nome sairia na frente porque é o mais indicado pelos educadores”, avalia, dizendo que deverá reunir as tendências hoje para avaliar uma nota ao Diretório Estadual e bancada para mostrar o repúdio.
Versão de Bressan
O cenário colocado no processo de aliança antes da eleição foi a Educação e uma de menor porte. Todavia, na reunião do último sábado, segundo Luiz Bressan, foram apontado os nomes de Marcelo Alves (Turismo), Ademir Martins (Administração) e ele, Bressan, para a Educação.
Solicitado a avaliar a nota do Sintepp, na noite de ontem, Bressan alegou que não tinha conseguido ter acesso a mesma e que só vai se manifestar oficialmente após a análise do documento. Em relação às críticas da vereadora Antônia Carvalho, ele disse que tudo está registrado em ata. “Quem se recusou a convocar o Diretório foi ela. O estatuto do partido permite que um terço dos membros do diretório convoque uma reunião extraordinária, que foi o que aconteceu e não houve ilegalidade”, justifica.
Apesar disso, as demais tendências dizem não reconhecer a reunião do diretório, que vão se queixar à direção estadual do PT e podem até pedir para o prefeito eleito João Salame não mais entregar a pasta ao partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário