sábado, 29 de dezembro de 2012

Presidência Câmara Municipal de Marabá

Um dos poderes em nível municipal a Câmara de Marabá (que por lei é independente) mas que mantém uma estreita relação de colaboração e parceria com a Prefeitura. A partir de 2013 pela primeira vez com 21 (vinte e um membros) democraticamente eleitos/as.
 
No dia 1 (o famoso primeiro) de janeiro de 2013, com solenidade formal de posse de vereadores/as e prefeito e vice prevista para às 18 horas, já começa com um fato burocrático, João é prefeito de fato, mas não de direito durante manhã e tarde do feriado de "Confraternização Universal"  (correção ou confirmação Dr. Ronaldo Giusti).
 
Mas, na prática a partir da meia noite do 31 de dezembro de 2012 João já será o novo gestor, que no momento a população tem muitas expectativas, que seja assim até final do/os mandato/as que como bem dizia um dos seus slogans "Marabá vai se orgulhar".
 
Eleição da Câmara tudo ou parte caminha para eleição de Júlia Rosa (a terceira mais votada 2.183 votos) liderança política histórica vai para o sexto mandato, muito atuante. Internamente na Casa é veterana, inclusive inicia os trabalhos como presididente da mesa. 
 
Chapa da base governista PPS, PMDB, PT, PDT, PHS: Júlia Rosa (PDT) Presidente; Toinha (PT) Primeira Vice; Irismar (PR) Segunda Vice; Gerson do Badeco (PHS) Primeiro Secretário; Orlando Elias (PMDB) Segundo Secretário; Ubirajara (PPS) Terceiro Secretário; Membros do grupo: Coronel Araújo (PR); João Hiran (PPS), Pedro Souza (PPS) e Nagib Mutran. Totalizando 10/dez votos. Pelo vinculo que terão com o prefeito são chamados de "salamistas". Pode ocorrer mudanças na possibilidade de chapa única e a adesão dos "independentes".
 
Chapa de oposição PTB, PSDB, PSD, PRB: Vanda Américo (PSD) Presidente; Ronaldo Yara (PTB) Primeira Vice; Irmã Nazaré (PSDB) Segunda Vice; Pedrinho Correa (PTB) Primeiro Secretário; Sidney Ferreira (PSDB) Segundo Secretário; Adelmo do Sindicato (PTB) Terceiro Secretário; Membros do grupo: Beto Miranda (PSDB), Pastor Elói Ribeiro. Totalizando 03/oito votos. Grupo ligado ao deputado estadual Sebastião Miranda Filho (PTB) "os mirandistas". 
 
A maior disputa pelo seus votos está na atração dos "independentes" ou que tiveram ligações com ex-prefeito Maurino Magalhães de Lima: Miguelito (PP) se manteve fiel ao Maurino até sua morte, Leodato Marques (PP) que na campanha era mais 23 do que 22 ou 14 e Alécio da Palmiteira (PSB) também fiel ao Maurino, mas que não ver nenhum problema ir para a base do Governo Municipal para ajudar a região Rio Preto.
 
O deputado estadual Tião Miranda ligado ao Governador Simão Jatene tem o poder de indicar nomeações nos cargos dos órgãos: 4ª URE/SEDUC, 11ª RPS/SESPA + HRS, 3ª CIRETRAN, SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍCIA CIVIL, 4º BPM, SETRAN, SEFA, CIR: SEMA, PARÁ RURAL, IASEP, OBRAS e OUTROS.
 
O prefeito João Salame tem a "força" da caneta podendo oferecer ao Miguelito que há muito tempo não fica fora de Governos espaços na SDU e Saúde onde têm varias pessoas ligadas ao Miguelzinho; ao irmão Leodato SACI e Ação Comunitária; ao Alécio Agricultura já que é um homem preocupado com a zona rural Região do Rio Preto em especial a comunidade Capistrano de Abreu, o homem da palmiteira não vai com Tião já desobedeceu seu partido na eleição.
 
As adesões de Coronel Araújo deve ter envolvido continuar no comando da Guarda Municipal e DMTU e Secretaria de Segurança. Irismar possível indicação na Secretaria de Turismo. A agricultura ainda pode ser indicação do PT.
 
Até a eleição da mesa propriamente dito muitas negcociações...
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário