sábado, 8 de dezembro de 2012

Quatro nomes disputam presidência da Câmara Municipal de Marabá

Extraído do Blog do Zé Dudu
 
Ulisses Pompeu – de Marabá
 
Com orçamento maior do que boa parte das prefeituras desta região, com mais de R$ 1,1 milhão mensal, a Câmara Municipal de Marabá entrará 2013 com um número recorde de vereadores: serão 21, oito a mais do que o número atual. Quatro vereadores eleitos já declararam que vão concorrer ao cargo de presidente e o clima nos bastidores está acirrado.
Embora novo como vereador, o professor Pedro Souza (PPS), do partido do prefeito eleito João Salame Neto, declarou ao blog que é candidato e que conquistou essa condição em reunião de seu partido, ocorrida na sexta-feira da última semana. Os outros dois vereadores do PPS, Ubirajara Sompré e João Hiran da Madeireira confirmaram apoio ao nome de Pedro.
A mais experiente entre os quatro candidatos, Júlia Rosa (PDT), com cinco mandatos como vereadora, inclusive com duas atuações como presidente da Câmara, também confirma sua candidatura e garante que já conta com apoio de sete vereadores. Ela não quis declinar o nome de cada um, justificando que não pretende colocar os colegas em situação vexatória.
Júlia Rosa, aliás, é tia da esposa de João Salame, a jornalista Abiancy Cardoso Rosa, e a boa relação entre ambas fortalece naturalmente o nome de Júlia.
A vereadora Antônia Carvalho (PT) também confirmou sua candidatura à presidência da Câmara, embora seja um dos nomes cotados para assumir a Secretaria Municipal de Educação. “São duas coisas diferentes e temos condições de assumir um ou outro cargo”, justifica Toinha.
A vereadora é a única eleita no grupo petista pelo segundo mandato consecutivo e, por isso, fortaleceu-se ainda mais dentro do partido. Ela ressalta que, caso seja eleita pelos colegas como presidente da Câmara, pretende tornar o legislativo mais perto da comunidade, inclusive, realizando um trabalho educativo. “O presidente não manda no voto dos colegas, mas ele influencia e esse papel eu pretendo desempenhar em favor da sociedade local”, pontua.
O vereador Leodato da Conceição Marques (PP) também já declarou que será candidato. A Reportagem tentou falar com ele no final da tarde de ontem, sexta-feira, mas Leodato não atendeu ao telefone. Um assessor dele, no entanto, confirmou que Leodato vai concorrer à Presidência da Câmara e que, semanas atrás, ele contabilizava nove outros eleitos ao seu lado.
Correndo por fora, o grupo ligado ao deputado e ex-prefeito Sebastião Miranda Filho também promete lutar pela presidência da Câmara. São oito vereadores ligados a Tião e, segundo o Pedro Correa, o Pedrinho, eleito pela primeira vez, a ideia é que os vereadores da base de Miranda votem em bloco e não há ainda um nome de consenso entre eles. Até agora, o mais citado seria o de Ronaldo Yara, um dos mais experientes, ao lado de Vanda Américo. “Mas isso ainda vai ser discutido”, reconhece Pedrinho.
A eleição para a Mesa Diretora da Câmara deverá ocorrer logo depois da posse dos eleitos como vereadores. Até agora, o prefeito eleito, João Salame, ainda não declarou abertamente se pretende apoiar um ou outro nome para a presidência do Legislativo.
A Mesa Diretora deverá aumentar sua composição, com o acréscimo de oito novos vereadores. Haverá dois vice-presidentes e três secretários. Segundo Júlia Rosa, atual 1ª secretária, os gabinetes para receber os novos vereadores estão prontos, os aparelhos eletrônicos estão instalados, menos a mobília, que ainda está sendo produzida.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário