Luiz Regason Bressan

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6069213944371050
 
Possui graduação em FILOSOFIA pela FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO - Rio Grande do Sul (1984). Atualmente faz Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia - UFPA Campus Marabá. Desenvolverá sua Dissertação sobre os temas: PRESENÇA DO ESTADO E DO CAPITAL NO SUL DO PARÁ: DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS PARA QUEM? Especialização em Pós Graduação: Gestão da Administração Pública. (Carga Horária: 375h). Universidade Castelo Branco, UCB-RJ, Brasil (2010). Título: INTEGRAÇÃO REGIONAL NO TERRITÓRIO DO CARAJÁS: DESAFIOS DE GOVERNO E PERSPECTIVA DE UM NOVO ESTADO. Especialização em EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Carga Horária: 555h). Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. Campus Marabá. Título: DEMOCRATIZAÇÃO DO ORÇAMENTO MUNICIPAL DE MARABÁ:UM DESAFIO DO MOVIMENTO POPULAR E SINDICAL NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS RELAÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS.
 
Atuou principalmente nos seguintes temas: Assessoria sindical junto a FETAGRI/PA. Movimentos sociais do campo e da cidade. Planejamento da rede do GTA - Grupo de Trabalho Amazônico. Participou do Fórum Carajás e Fórum de ONGs da Amazônia Oriental. Participou e coordenou o PTP - Planejamento Territorial Participativo no Sudeste do Pará. Participou de seminários e oficinas ligadas as temáticas agricultura familiar, proambiente, propostás de políticas públicas como FNO. No apoio a iniciativas populares de TV de Rua, Comunicação Popular. No desenvolvimento de ações voltadas à agroecologia, produção familiar e energias alternativas.
 
Casado com pedagoga Márcia, mora na Folha 27 Nova Marabá, está em Marabá há mais de 20 anos atuando como Educador Popular na ONG Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) em Marabá.
 
Primeiro suplente de Vereador do Partido dos/as Trabalhadores/as (PT) tendo obtidos  1.222 votos para Câmara Municipal de Marabá. Presisdente do Diretório Municipal do PT.
 
Produção bibliográfica
 
BRESSAN, L. R. . A CONQUISTA DA TERRA NO SUDESTE PARAENSE. REVISTA PROPOSTA, Rio de Janeiro - RJ, p. 67 - 73, 15 dez. 2005.
BRESSAN, L. R. . Outro Lider Sindical e Assassinado no Sudeste do Pará. Rede de inforamação da ABONG, p. 1 - 1, 20 nov. 1996.
BRESSAN, L. R. . Bioenegia: Desenvolvimento ou Destruição. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Popular).
BRESSAN, L. R. ; CORREA, João . Programade Formação em Gestão de Organizações Econômicas. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
 
Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
  • ALPA E AS OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO EM MARABÁ. 2010. (Outra).
  • II ENCONTRO NACIONAL DE AGROECOLOGIA. 2006. (Encontro).
  • 1º CONFERÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE DO SUL E SUDESTEDO ESTADO DO PARÁ. 2003. (Outra).
  • I CONFE^RÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE. 2003. (Outra).
 
Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
 
  • GRANDES PROJETOS NA AMAZÔNIA: HIDROVIA DO ARAGUAIA - TOCANTINS. 2011. (Outro).
  • Seminário: Produção Familiar na Amazônia. 2006. (Outro).
  • Marco Legal para Energias Alternativas na Amazônia. 2006. (Outro).  
  • SEMANA DAS ÁGUAS. 2006. (Outro).  
  • I Congresso de Jovens da Transamazônica. 2001. (Congresso).
  •   Oficina de Planejamento do GTA Marajó. 1999. (Outro).
  • Oficina de Plajemento do GTA Amapá. 1999. (Outro).
  • Comunicação popular na Conjuntura de Marabá. 1999. (Outro).