quarta-feira, 31 de julho de 2013

Emater realiza Dia de Campo em projeto de assentamento em São Geraldo do Araguaia

Com o objetivo de diminuir o impacto ambiental, incentivar a preservação do meio ambiente e divulgar novas técnicas de cultivos para aumentar a produtividade nas propriedades da agricultura familiar, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de São Geraldo do Araguaia realiza nesta sexta-feira, dia 2, no Projeto de Assentamento Vale do Mucura II, o Dia de Campo sobre Sistema Agroflorestal sob o tema “Quintal Produtivo”.

Para a atividade, que acontecerá na propriedade do agricultor familiar rural assistido pela Emater, Eni Pereira de Carvalho, são esperadas cerca de 200 pessoas.  A equipe mostrará técnicas de cultivo para diversificação da cultura, como cacau, açaí e banana. Nesta região a base da economia é a pecuária, com destaque para a produção de leite. No PA – distante 75 km da sede do município – residem aproximadamente 130 famílias.  

De acordo com o técnico em agropecuária da Emater, Domingos Helson Coelho Cezar, a equipe verificou no decorrer do trabalho que existem várias casas com áreas ociosas e que podem estar sendo aproveitadas para benefício do próprio produtor e sua família. “Essas áreas ociosas existentes ao lado das casas pode ser aproveitadas para a subsistência daquela família e inclusive até pode vir a gerar um excedente que pode se transformar em uma renda”, explica Domingos Helson.

Texto: Iolanda Lopes - 31/07/2013
http://www.emater.pa.gov.br/noticia/480

Para o Supervisor Adjunto da EMATER Regional de Marabá o agrônomo Carlos Eduardo Soares Rodrigues “o sistema agroflorestal – SAF permite a integração de atividades agrícolas com a florestal, proporcionando a preservação ambiental, sobretudo para a constituição da Área de Preservação Permanente – APP e Reserva Legal.”
O coordenador local da EMATER Edilson Pereira de Carvalho acrescentou os  objetivos da ação: aumentar a produtividade dos lotes das famílias assentadas; contribuir com o aumento da renda familiar; garantir a sustentabilidade dos assentamentos de Reforma Agrária; e motivar o uso diversificado do lote.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário