domingo, 5 de maio de 2013

EMATER E PREFEITURA PROMOVEM DIA DE CAMPO DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE PIÇARRA


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER – PARÁ) e a Prefeitura Municipal de Piçarra, através da Secretaria Municipal de Produção e Desenvolvimento Econômico de Piçarra (SEMDEC), realizaram dia 27 (sábado) no Projeto de Assentamento Ponta da Serra, zona rural de Piçarra (a 55 km da sede do município 140 km de Marabá), o II Dia de Campo de Mecanização Agrícola na propriedade do Sr. Osmar Jorge F. Silva, agricultor familiar que trabalha com as culturas de subsistência como o milho, o arroz, a mandioca e o feijão. 
O evento serviu para mostrar algumas propriedades de um grupo de 20 produtores que trabalham com lavoura e foram acompanhados pelos técnicos da EMATER e da Secretaria Municipal de Produção e Desenvolvimento Econômico (responsável pela agricultura). Foram visitadas as roças do Sr. Raimundo Soares da Silva e depois do Sr. João Borges da Silva. Em cada local, o técnico agrícola Lenivaldo José da Silva, o zootecnista Reginaldo Pereira e o Engenheiro Agrônomo Antônio Barros (coordenador local da EMATER) se revezavam explicando sobre os procedimentos adotados desde a escolha da área com os produtores, as análises de solo, gradeação do local, a aplicação correta do calcário e adubos e a escolha correta da semente a serem plantada.
Em seguida, os técnicos se reuniram com mais de 100 (cem) produtores/as no barracão da casa do Sr. Osmar para discutirem sobre as roças, ouvirem os depoimentos dos agricultores e definirem estratégias para a futura comercialização dos produtos. Segundo Antonio Barros, é esperada uma alta produção de todas as culturas, sendo que o arroz e o milho deverão alcançar produtividade acima do esperado, mais o grande foco mesmo é a alta produção da mandioca. Com uma vasta área plantada, a mandioca beneficiada como farinha, tem alcançado ótimos preços chegando a ser vendida por até R$ 250,00 a saca de 60kg. 
Participou ativamente do dia de campo, inclusive em caminhada nas roças, o Prefeito Municipal Wagner Machado garantiu total apoio a agricultura familiar e lançou o desafio de Piçarra se tornar referência no plantio de mandioca, garantiu também que somará todos os esforços para trazer novas patrulhas agrícolas e um trator que será exclusivo para a lavoura da mandioca. Falou sobre as duas casas de farinha que estão em construção garantindo que até o final de ano deverão estar concluídas.
Presente no evento o Supervisor adjunto da EMATER Regional de Marabá o Engenheiro Agrônomo Carlos Eduardo, garantiu mais apoio aos técnicos locais da Empresa: Flávio Vidal e Antonio Barros e falou da parceria entre EMATER e Prefeitura, dos esforços e das dificuldades que a empresa enfrentam e dos resultados colhidos junto aos agricultores familiares.
O técnico da EMATER Flávio Vidal que atuou na coordenação do evento mencionou os esforços das parcerias construídas entre EMATER, Prefeitura e agricultores/as. Agradeceu a presença e participação de todos/as.

Supervisor Adjunto Carlos Eduardo ladeado por Flávio e Antonio Barros (EMATER) e o zootecnista da Prefeitura de Piçarra

Nenhum comentário:

Postar um comentário