quinta-feira, 16 de maio de 2013

Emater em Itupiranga garante liberação de crédito para agricultores assentados


16/05 - Regional Marabá


 
 
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado do Pará (Emater), no município de Itupiranga, intermediou, na manhã da última quarta-feira (15), a contratação de dezesseis projetos de financiamento pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na linha A, no Banco da Amazônia. O valor financiado alcança R$ 344 mil. Os beneficiários são do Projeto Assentamento (PA) Barraca do Meio, atendidos pela Emater por meio do lote quatro da Chamada Pública do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de 2011.
 
Os projetos desenvolvidos pelos técnicos da Emater, com temáticas variadas, envolvem as atividades de criação de gado mestiço e plantio de mandioca, basicamente destinada à fabricação de farinha. Os projetos contratados são os primeiros de um total de 138 projetos internalizados no Banco da Amazônia. Além disso, a Emater tem orientado as famílias sobre cooperativismo e sobre os princípios da Agroecologia e preservação do meio ambiente.
 
Para o agricultor Francisco Araújo, “o financiamento vai melhorar no dia a dia da vida da gente, por causa da dificuldade financeira que existe”, disse.
 
Segundo o agricultor Valdivan Neres de Sousa, presidente da Associação dos Agricultores da Comunidade Vitória Monteiro, uma das associações presentes no PA Barraca do Meio – e que conta com aproximadamente setenta associados –, com a presença da Emater no assentamento desde 2012, houve uma melhora de 80% no assentamento. “Com um acompanhamento mais de perto das atividades e, principalmente, na parte social, o trabalho está sendo bem feito. A Emater conseguiu liberar os créditos e isso é um sonho realizado”, frisou.
 
Segundo o coordenador do escritório de Itupiranga, engenheiro agrônomo Walter William Ferreira, a meta é atingir 300 projetos liberados. “E isso até o fim de junho, e queremos envolver as famílias agricultoras de diversos projetos de assentamento do município”, afirmou o chefe local.

Texto: Kenny Teixeira, com colaboração de Luciana Moreira e Nelson Jean.
Fotos: Nelson Jean

Nenhum comentário:

Postar um comentário