terça-feira, 7 de maio de 2013

SEMINÁRIO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ




No período de 2 a 4 de maio de 2013, em Redenção – Pará, as Secretarias Municipais de Educação de Marabá, Conceição do Araguaia, Redenção, Cumaru do Norte, Pau D' Arco, Tucumã, Novo Repartimento e Goianésia. Realizaram o I Seminário objetivando a elaboração de um Diagnóstico com os problemas e as experiências exitosas em vista de construir o Plano Plurianual (PPA 2014 – 2017), bem como um Plano de Ação para 2013 “novos caminhos para excelência na Educação”. Contou com apoio e organização da Deputada Estadual Bernadete ten Caten  e seu gabinete, e do Vice Prefeito de Marabá Luiz Carlos Pies.
A troca de experiências é um dos principais resultados e objetivos deste Fórum de Secretarias. Por exemplo: sobre eleições diretas para direção escolar, práticas pedagógicas (Prova Redenção, Professor é de mais – Conceição), sistemas de gerenciamento educacional foram alguns resultados alcançados nesta primeira reunião.
Ficou clara a necessidade da construção ou socialização do Plano Estratégico da Secretaria envolvendo Plano Municipal de Educação (PME) e Plano de Ação Articuladas (PAR). A assessoria para exercício de elaboração do plano foi de Nilma Maneschy, com apoio de Augusto Ramos.
A intenção é a cada quatro meses fazer em município diferente, o próximo será em agosto de 2013, no IFPA – Campus Rural em Marabá. Onde se espera a participação de Bom Jesus do Tocantins, Itupiranga e Piçarra, bem como outros municípios que tiverem interesse de atuar no campo democrático e popular em prol de educação de excelência.

Publicado no Jornal Opinião, Marabá, 7 e 8 de maio de 2013 Edição 2324

Nenhum comentário:

Postar um comentário