segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dia de Campo demonstra resultados alcançados com a cultura do milho em Altamira

Um Dia de Campo promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), reuniu no Projeto de Assentamento Itapuama, vicinal do Pimentel, pelo menos 120 agricultores familiares de Altamira e Brasil Novo, municípios localizados na BR 230, a Transamazônica. A oportunidade foi para o repasse de informações sobre a cultura do milho.

A ação é etapa final no processo construção de uma Unidade Demonstrativa (UD), desenvolvida pela Emater, na propriedade do senhor Francisco Martins. Atendido pela Emater por mais de 20 anos, o agricultor aceitou o desafio de utilizar técnicas e tecnologias adequadas durante o plantio do grão. A semente híbrida plantada no último mês de dezembro está pronta para a colheita e o resultado alcançado surpreendeu.

Por cada hectare de área plantado o agricultor vai obter cerca de sete toneladas de milho já beneficiado. Uma produtividade considerada muito boa, diante em média alcançada na região que é de pouco mais de duas toneladas. Para cada hectare foram semeados 20 quilos de semente milho.

Para chegar aos resultados, a Emater realizou análise do solo, identificou as necessidades, fez a correção e aplicou todas as técnicas necessárias para o desenvolvimento da planta, de acordo com a realidade do agricultor. Na área foi aplicado o calcário que ajuda a liberar os nutrientes para a planta, além terem sido observados: o espaçamento adequado, o número de grãos por cova e o tempo exato do plantio.

Segundo seu Francisco, a área utilizada para a UD já havia sido separada para o plantio de milho, “mas quando procurei a Emater e eles me propuseram parceria achei por bem experimentar e foi muito bom, os pequenos detalhes realmente fazem toda a diferença”, observou o agricultor.

Segundo Henrique Pastana, técnico da Emater, a expectativa da empresa é expandir as tecnologias de plantio para o maior número de agricultores familiares, incentivar o plantio da cultura, reaproveitar as áreas alteradas incorporando-as ao processo de grãos, além de proporcionar o aumento da criação de pequenos animais (aves e suínos), que podem ser alimentados com o milho. “Além disso, nos últimos três meses de engorda do gado, o milho pode servir como alternativa de alimentação. O grão ajuda no acabamento da carcaça dos animais e proporciona ganho de peso”, disse.

Só o município de Altamira hoje importa pelo menos 210 toneladas de milho anualmente, gerando a evasão de divisas de mais de um milhão de reais, recurso que poderia ficar na região se houvesse a produção. “ É isso que precisamos, produzir aqui e gerar emprego e renda, para isto precisamos contar com as parcerias das prefeituras e dos agentes financeiros para desenvolver a cultura”, finalizou o técnico. O plantio aconteceu com a parceria de Secretaria de Agricultura de Altamira.

Texto: Iolanda Lopes
Ascom- Emater

Nenhum comentário:

Postar um comentário