quarta-feira, 12 de junho de 2013

Missão técnica paraense apresenta produção agrícola familiar no Suriname


Uma delegação paraense liderada pela presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Cleide Amorim, permanece até na próxima sexta-feira, 14, no Suriname. A missão técnica atende a um pedido de estabelecimento de parcerias e capacitação técnica do governo surinamês, que tem a Emater do Pará como referencia o desenvolvimento agrícola. No País, os primeiros compromissos foram com: a Câmara do Comércio (KKF), a Associação Comercial e Industrial do Suriname (VSB), a Associação dos Fabricantes do Suriname (ASFA) e o Fórum Empresarial do Suriname (SBF/SBDC).

Nesta terça-feira, 11, a delegação foi recebida pelos Secretários, da Agricultura Pecuária e Pesca (MAAHF) Letitia Vriesdelaan e de Relações Exteriores (MFA), Ellen Naarendorp. A equipe também conheceu duas pequenas unidades de transformação, a estufa hidropônica de Del Prado, onde se produz pepino e alface, o Centro de Desenvolvimento e Negócios do Suriname (SBC) e Complexo Universitário do País.

O dia também foi marcado por palestras proferidas pelo engenheiro agrônomo da Emater, Ricardo Dohara sobre: Acerola, maracujá, abacaxi e mandioca. Para entender mais do desenvolvimento das culturas como: plantio, tratos culturais, pragas e doenças e a comercialização, técnicos e extensionistas surinameses.

Nesta quarta-feira, 12, a delegação paraense visita o Jardim Experimental do MAAHF, onde se reúne com a Fundação de Mulheres na Agricultura (SAV), localizada no distrito de Commewijne, onde existe uma pequena plantação. Apesar da vontade do governo, o Suriname enfrenta dificuldades com material de propagação produtivo.

No último compromisso no Suriname, na próxima quinta-feira, 13, a equipe técnica será recebida pelo secretário Letitia Vriesdelaan. Durante a visita, a presidente da Emater também faz apresentações sobre a Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal).

A Feira que acontece no Hangar- Convenções da Amazônia em Belém, de 03 a 05 de julho, vai oportunizar ao público conhecer a produção agrícola familiar de todas as regiões do Pará e de Estados da Amazônia Legal. Nesta segunda edição, a Agrifal terá caráter internacional com presenças confirmadas da Itália, Suriname, e Espanha.

Texto: Iolanda Lopes
Ascom-Emater
http://www.facebook.com/ascom.para

Nenhum comentário:

Postar um comentário