sábado, 1 de junho de 2013

ITUPIRANGA: Emater acompanha liberação de 28 projetos



Agricultores/as e técnicos da EMATER  durante liberação dos projetos
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), no município de Itupiranga, acompanhou dia 28, a contratação e liberação de 28 (vinte e oito) projetos de financiamento no âmbito Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na linha A, com teto máximo de 21.000,00 (vinte um mil reais) cada um, no Banco da Amazônia, valor total alcança R$ 588.000,00 (quinhentos e oitenta e oito mil reais) que contribuirá com geração de renda local.
Os/as beneficiários/as são dos Projetos Assentamentos (PA´s) s Pedra Branca e Berrante de Ouro (Complexo Hidroservice), atendidos/as pela EMATER por meio da Chamada Pública de Assistência Técnica Social e Ambiental (ATES) financiada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/SR 27).
Segundo os técnicos EMATER Davi Miranda e Alan Gonçalves que acompanharam a liberação: tem 255 projetos internalizados no Banco da Amazônia a meta é chegar na  liberação 300 projetos em 2013.
O PRONAF “A” trata do primeiro crédito rural para o/a assentado/a. Os projetos aqui mencionados tiveram a finalidade de desenvolver a criação de gado de leite (bovinocultura), plantio mandioca consorciada com arroz, milho e feijão. Aquisição de matriz, construção de curral e cerca e implantação de capineira.
Para agricultora familiar Maria Célia dos Santos (45 anos) “O trabalho da EMATER é muito bom, estão sempre nos visitando, inclusive sem precisa chamar”, afirma.
Para agricultor familiar José Alberto Vicente da Silva (58 anos) o trabalho da EMATER é fantástico muito satisfeito com a liberação do crédito.
Segundo o, engenheiro agrônomo Walter William Ferreira coordenador local Itupiranga informou que “embalados com estes resultados já está programado para o dia 15 de junho de 2013 no PA Vida Nova um Dia de Campo sobre a Pecuária Leiteira na Agricultura Familiar de Itupiranga.”
Jornal Opinião Edição nº 2334 Marabá, 1 a 3 de junho de 2013. Seção Região, p. 7.
Fotos: Damião Santos - EMATER/Regional Marabá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário