sábado, 15 de junho de 2013

QUEBRADEIRAS FAZEM ENCONTRO REGIONAL


Mulheres que atuam quebrando coco farão intercâmbio neste final de semana
As mulheres camponesas organizadas no Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins (MIQCB) Regional Pará, que envolvem os municípios de Palestina do Pará, Brejo Grande do Araguaia, São João Araguaia São Domingos Araguaia, realiza encontro,com o tema: “quebradeiras de coco babaçu cultura viva nos territórios tradicionais”, nos dias 15 e 16 de junho, no Centro Rancho dos Padres, em São Domingos Araguaia. Com objetivo delançar campanha babaçu livre, e eleição da nova coordenação regional.

A professora doutora Luciene Figueiredo fará uma palestra de socialização de uma pesquisa sobre a violência doméstica em 2012. A quebradeira de coco Maria do Rosário coordenadora interestadual da MIQCB ajudará a coordenar o evento.

A campanha é uma luta do movimento em defesa dos babaçuais e dos conhecimentos tradicionais das comunidades extrativistas nas regiões de babaçuais. A intenção é fazer pressões politicas nos municípios para a aprovação da lei babaçu livre e a lei estadual. Em São Domingos Araguaia a luta é para o cumprimento da lei já aprovada. Para ClenildeBizerra “o encontro visa o fortalecimento do movimento das bravas mulheres que luta para para proteger o meio ambiente”

A Socióloga Ailce Margarida Alves (EMATER/Regional) participa como assessora do evento. Os Escritórios Locais e Regional da EMATER– Pará atende estas mulheresdesde do início do Movimento. Inclusive é uma das organizações que participará comercializando sabonetes, óleo e outros derivados do coco babaçu da Feira Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal 2013) “alimentando a Amazônia e respeitando a sociobiodiversidade” que será realizada nos dias 3 a 5 de julho de 2013, no Hangar Centro de Convenções em Belém.

O engenheiro agrônomo Genival Reis dos Santos – Supervisor Regional da EMATER PARÁ em Marabá reconhece ser de fundamental importância este trabalho na perspectiva de gênero e geração de renda para mulher trabalhadora rural que desenvolve atividade de extrativismo da floresta e dos babaçuais.

Publicado no Jornal Opinião Edição: 2340  Marabá. 15 e 17 de junho de 2013, Seção: Região, p. 7
Aspecto do encontro - Foto: Valtey Martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário